O governador João Azevêdo (PSB) afirmou, nesta sexta-feira (14), que a inteligência da segurança pública monitora durante 24 horas a disseminação de informações e denúncias sobre possíveis ataques em escolas da Paraíba. Ele ressaltou que existe em circulação um grande quantidade de fakenews sobre o tema.
“É importante entender. Identificamos até estudantes que não queriam ir à aula. Imagina o cuidado que tem que ter. Temos a inteligência ligada 24 horas pra gente evitar fake e se houver indícios de algum tipo de ação, para evitar”, disse.
Para frear a propagação das fake news e identificar os responsáveis pela criação destes conteúdos criminosos que anunciam supostos ataques a escolas na Paraíba foi criado um trabalho de interação entre Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e Secretaria da Educação do Estado.
Uma força-tarefa com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar também foi criado para monitorar e combater, de maneira integrada, qualquer tipo de ameaça ou violência no âmbito das instituições de ensino do Estado.
O Sistema de Inteligência Estadual tem agido com outras agências de Inteligência do Brasil, Ministério da Justiça e da Segurança Pública e empresas que gerenciam redes sociais no país, com o objetivo de obter informações que contribuem para esse trabalho.
Já o Ministério Público da Paraíba instalou o gabinete de gestão de crise relacionado à violência contra as escolas para acompanhamento e monitoramento da situação no estado.
Diário da Paraíba com MaisPB