Isolamento afetivo pode aumentar problemas relacionados à saúde mental

Na esteira da crise do novo coronavírus, cresce também uma pandemia oculta: os problemas relacionados à saúde mental. O Estúdio News deste sábado (04) fala sobre os desdobramentos psicológicos da Covid-19 com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Carlos André Uehara, e o psiquiatra e psicoterapeuta, Ivan Mario Braun.

Além de constituir o maior grupo de risco da doença, os idosos também são impactados física e mentalmente pelo isolamento social. Segundo Uehara, o isolamento social estrito pode ter um impacto muito grande na vida desses idosos.

“Devemos manter o contato com os idosos pelos aplicativos que temos disponíveis hoje em dia, para que não haja um isolamento afetivo. A gente tem que olhar o idoso pela sua história, por aquilo que eles representam”.

De acordo com um estudo feito pelo instituto de pesquisas digitais Mind Miners, o medo é de longe, a palavra mais citada como sentimento que revela o estado mental diante do coronavírus. O psiquiatra e psicoterapeuta, Ivan Mário Braun, afirma que o aparecimento de casos de ansiedade e os impactos que ainda podem aparecer são preocupantes.

“O natural do ser humano não é viver de forma isolada. A gente sabe que o estresse em alguma circunstância pode ser um gatilho de quadros depressivos e de ansiedade. Então esse isolamento acaba refletindo principalmente naquelas pessoas que vivem sozinhas e em profissionais de saúde.”

O Estúdio News vai ao ar às quartas-feiras, às 22h. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

 

Diário da Paraíba com R7