Jefferson Kita fala do processo de Berg Lima e anuncia pré candidatura para prefeito de Bayeux

Na manhã desta sexta-feira (6), o presidente da Câmara de Bayeux, Jefferson Kita concedeu entrevista ao Diário da Paraíba. 

Na oportunidade, Kita destacou a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba que julgou na última terça-feira (3), o recurso impetrado pela defesa de Berg Lima que pediu o afastamento do cargo de prefeito.

“Vejo com naturalidade a decisão do TJPB.  Ele já foi condenado pelo juiz de 1º grau na  4ª Vara Mista de Bayeux, que determinou a perca do cargo, dos direitos políticos, a inelegibilidade e todas as outras penalidades que a Lei de Improbidade impõe e também o afastamento cautelar do cargo. E o TJPB condenou, mantendo a condenação do juiz da 1ª instância,  Francisco Antunes em sua integralidade. Ele não pode responder no cargo, confundem a perda do cargo, com afastamento deste. Existe um afastamento cautelar nessa condenação, por isso que Berg é afastado, senão existisse isso, seria aplicado a Lei da Improbidade. Então, é aguardar que o Tribunal de Justiça comunique ao juiz de 1º grau para o cumprimento da sentença e firmar as penalidades, enfatizou.

Kita afirmou que nesse processo de Berg Lima, a Câmara “tem cumprido seu papel, principalmente de fiscalizar, legislar. Ela vem dando resposta a população. Infelizmente o caos político que Bayeux se encontra acaba afetando a Câmara, por mais que  realize um bom trabalho. Mas, estamos realizando concurso público, na história da Casa nunca houve, fomos a primeira Câmara a fazer doação ao Hospital Napoleão Laureano. Então, estamos mantendo uma agenda positiva com ações, com obras, com transparência. Mas, neste cenário político, não por nossa culpa , mas da Prefeitura que acaba afetando o Poder Legislativo Municipal”.

Durante a entrevista, o chefe do Legislativo de Bayeux comentou sobre o posicionamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que solicitou ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o fim da ação contra Berg alegando perda de objeto.

“O MPPB tem acompanhado todas essas ações. Principalmente o de Bayeux, na pessoa de Drª Lígia que em todas as Ações de Improbidade denunciou, sendo parte da ação. Então, o Ministério Público pediu para retirar, o processo se extingue, porque se trata de uma liminar do processo de retorno de Berg ao cargo. Com o julgamento e a manutenção da condenação de 1º grau, naturalmente a liminar perde o efeito, e com isso o Ministério Público abre caminho para pedir que se cumpra as providências para o afastamento’, explicou Kita.

Sobre as Eleições deste ano, o vereador Jefferson Kita, categoricamente confirmou que disputará a Prefeitura de Bayeux. “Meu nome estará a disposição. Não tenho como não está na discussão de um cargo majoritário porque fui o vereador mais votado, sendo o terceiro mais votado da história e porque venho fazendo um bom trabalho na cidade de Bayeux. Temos uma boa atuação política com o Governo do Estado, conseguimos obras e ações e  diante desse cenário, estamos na discussão para o cargo. Não tem como ficar de fora. Temos um grupo forte, são 10 vereadores que me segue politicamente”, garantiu.

Kita finalizou a entrevista ao Diário da Paraíba, anunciando que estará se filiando ao Partido Cidadania. Muito embora, não disse a data da filiação.

Nadicelle Bonifácio com Diário da Paraíba