João Azevêdo anuncia mudanças no calendário escolar como forma de previnir pandemia do coronavírus

O governador João Azevêdo (Cidadania) disse durante o programa Fala Governador, na Rádio Tabajara, nesta segunda-feira (16), que a gestão tomará novas medidas para combater o novo coronavírus. Segundo o gestor, entre as principais está a mudança no calendário escolar. A Paraíba tem, até esta segunda, 39 casos notificados, dos quais 11 foram descartados e 28 seguem em investigação.

“Iremos anunciar nesta terça-feira quais serão as mudanças que a Secretaria de Educação tomará, mas já sabemos que haverá um novo calendário escolar para as escolas e instituições de ensino”, explicou.

João ainda destacou a importância de se manter uma série de cuidados para que se evite as contaminações. “A recomendação do Estado é que não haja agenda pública para evitar aglomeração de pessoas, como em igrejas, teatros e shows. Se tudo ocorrer com esse cuidado, iremos ter êxito”, avaliou.

Todos os eventos do Estado, como inauguração e solenidades estão suspensos. Também foram canceladas, por dois meses, as férias para profissionais de saúde que trabalham no governo.

“Quanto mais se evitar aglomeração, as pessoas não tendo contato, você evitará essa contaminação acontecer. É essa a preocupação. Qualquer cidadão que tenha sintoma, deve ligar e receber orientação. Não precisa se dirigir. Caso comece ocorrer febre ou falta de ar, aí sim ele deve procurar uma unidade de saúde ou hospital. É nesse momento que pode se transformar pneumonia e levar pessoas a óbito. ,É importante entender que estamos nos preparamos, a Paraíba está preparada, temos mais de 500 equipamentos de respiração para dar suporte em caso de necessidades e isso vai dar o suporte necessário”, disse.

“Fazer com que mesmo que haja a contaminação, mas que ela ocorra de maneira gradual e lenta para que o serviço de saúde comporte e dê assistência as pessoas que precisarem. Fazer com que qualquer cidadão que esteja com os sintomas associados a uma gripe, que ela não precise correr aos hospitais, mais que também essa pessoa não precise imediatamente correr para um Hospital, e sim que saiba também dos telefones que estão disponíveis para atendê-las como o do Clementino Fraga (83) 991469790, 991469250 e o da coordenação de assistência básica da 991470810 e o 988236186.

Diário da Paraíba com Secom-PB