Os novos sistemas de dessalinização, executados por meio do Programa Água Doce, irão contemplar o Sítio Barbosa, em Alcantil; Sítio Petisca, em Algodão de Jandaíra; assentamento Cumaru, em Amparo; assentamento Venâncio Tomé, em Campina Grande; assentamento 25 de Julho, em Casserengue; Sítio Faixa, em Damião; e Comunidade Aparecida e Sítio Barra do Vieira, em Desterro, beneficiando diretamente 328 famílias, além de comunidades vizinhas.
O chefe do Executivo estadual destacou a importância da iniciativa para garantir água de qualidade e reduzir problemas de saúde da população. “Essa obra tem mudado a vida de muita gente porque transforma uma água salgada em uma água com condições para o consumo, evitando que crianças e adultos adoeçam. Essa obra tem um alcance muito grande e uma capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou.
A ação do Programa Água Doce, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Governo do Estado, busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização, atendendo as regiões do Agreste, Cariri, Seridó, Curimataú e municípios do Médio Sertão.
Wscom