A vacina contra a Influenza está disponível para os seguintes grupos: pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
Já a imunização contra o sarampo poderá ser feita em trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. “As vacinas de rotina e a que previne contra a influenza podem ser administradas juntamente com a vacina que previne contra a Covid-19. A única exceção são para as crianças de 5 à 11 anos. Estas não podem tomar as doses das vacinas de rotina ou a que previne contra influenza juntamente com a vacina de Covid-19. Neste caso, deve-se respeitar um prazo de 14 dias”, orientou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Prefeitura.
A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.
Caderneta em dia – Dentro da programação do calendário vacinal, a Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses de idade e a segunda entre os 15 meses. Após duas semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira. “Quando entramos numa Campanha, levamos em consideração o cenário epidemiológico, a cobertura vacinal e a faixa etária do grupo. No caso das crianças de seis meses, as doses da vacina que previne contra o sarampo é antecipada para que ela possa produzir anticorpos, no caso de um possível contato com a doença”, explicou Fernando Virgolino.
Já a influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, ir a óbito. “A vacina será ofertada nas USFs e é importante que os grupos, mediante o chamamento, vá receber e ficar protegido. Sabemos que a melhor forma de prevenção é por meio das vacinas que são ofertadas de forma gratuita nos serviços da rede municipal de saúde”, completou o coordenador.
Vacinação contra a Covid-19 – Devido à realização do ‘Dia D’ de vacinação contra a Influenza e o Sarampo, não haverá imunização contra a Covid-19 neste sábado (28), na Capital. A Prefeitura retorna com o serviço na próxima segunda-feira (30), imunizando todos os públicos a partir dos cinco anos em vários postos por toda a cidade.
Locais para vacinação neste sábado (28):
‘Dia D’ de Mobilização contra Influenza e Sarampo e atualização da Caderneta de Vacinação
– Estacionamento do Shopping Mangabeira (pedestres e drive-thru)
Horário: 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre
Horário: 8h às 12h
– Unidades de saúde da família (USF)
Horário: 8h às 12h
Distrito I
USF Saúde para todos
USF Costa e Silva
Distrito II
USF Integrada Unindo Vidas
USF Funcionários II – 2ª etapa
Distrito III
USF Quatro Estações
USF Nova Esperança
Distrito IV
USF Roger Integrado
USF Matinha II e Paulo Afonso
Distrito V
USF Bessa
USF Água Fria
De segunda a sexta-feira, as pessoas podem procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de casa para se imunizar e atualizar o cartão de vacinação.
Secom PMJP