“É muito bom este intercâmbio, pois é um encontro multiplicador. Estamos avançando no respeito à cultura e a arte e também utilizando isso para a geração de emprego e renda. Teremos outro encontro em Portugal no mês de abril, com a coincidência do Smart Cities, tudo isso convergindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
Cícero esteve acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena que presenteou cada delegação com uma peça do artesanato da Capital, vista que João Pessoa é a única cidade criativa da Unesco dentro do segmento do artesanato no Brasil.
Atualmente 12 municípios brasileiros possuem o título de Cidade Criativa da Unesco. Oito deles enviaram representantes: Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC), cidades criativas na gastronomia; Fortaleza (CE), no design; Santos (SP), no cinema; Recife (PE), na música; e Campina Grande (PB), nas artes midiáticas. As cidades de Sobral e Aquíres, do Ceará, e Penedo, de Alagoas, participaram do encontro por estarem em processo de candidatura.
A diretora de Economia Criativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Mariane Góes, explicou que o encontro tem como objetivo o compartilhamento de experiências. “A intenção é fazer uma cooperação técnica e trocar as melhores práticas. Mesmo que as cidades representem campos diferentes, é muito importante esta transversalidade para que cresçamos em outros segmentos”, explicou.
Secom JP