João Pessoa terá 69 postos de vacinação contra a gripe para idosos; veja locais

Começa na próxima segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Serão vacinados, primeiramente, os idosos e os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Em João Pessoa, serão 69 postos de vacinação, montados em ginásios de escolas e no Mosteiro de São Bento, até o dia 3 de abril, funcionando das 13h às 18h.

De acordo com o chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Virgolino, os ginásios foram adotados como locais de vacinação por serem amplos e arejados, permitindo assim, que não se formem aglomerações. Segundo ele, haverá o espaço de 1,5m entre uma cadeira e outra para os idosos que precisarem aguardar atendimento nos locais.

O governador do Estado, João Azevêdo, chegou a recomendar a vacinação porta a porta, para que os idosos não tivessem que sair de casa em meio à pandemia de Covid-19. Fernando Chagas explicou, no entanto, que a vacinação domiciliar só funciona para cidades pequenas.

Em João Pessoa, para se vacinar basta ser maior de 60 anos e comparecer ao local de vacinação mais próximo de sua residência portando documento de identidade. Quem tiver cartão de vacinação deve levar, ou um novo cartão será feito para o idoso que ainda não possuir.

A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo, ou que estejam com febre no momento da aplicação. Caso o idoso apresente sintomas de gripe, a recomendação é que fique em casa até os sintomas passarem e, só depois de estar recuperado, procure a rede de saúde para atualizar a vacina.

Fernando Chagas destacou que nenhum idoso deve procurar a vacina nas Unidades de Saúde da Família (USF), apenas nos ginásios. “Nas USF às vezes recebemos pessoas com sintomas gripais ou de outras doenças”, justificou ele explicando que há risco de contágio para os idosos nesses locais.

O chefe de imunização pediu ainda que os idosos tenham a compreensão de que devem retornar para suas residências assim que tomarem a imunização. “Não é para ficar lá conversando”, apelou.

Veja aqui a lista de ginásios que serão postos de vacinação.

Diário da Paraíba com ClickPB