Ícone do site Diário da Paraíba

João Pessoa terá oficinas de artes visuais indígenas no Casarão 34

A Prefeitura de João Pessoa vai oferecer duas oficinas de artes visuais indígenas, na Galeria Casarão 34 que fica na Praça Dom Adauto, na Avenida Visconde de Pelotas, no bairro do Roger, nos dias 19 e 20 de agosto. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição até o dia 17 de agosto. A ação é promovida pela Fundação Cultural (Funjope). 

Das oficinas

A primeira oficina, com 15 vagas, é de Arte Corporal Indígena Tabajara, que será ministrada no dia 19 de agosto, das 13h às 17h, no Casarão 34, por  Bruna Tabajara, liderança de jovens e de mulheres do povo indígena Tabajara. A faixa etária é livre, mas crianças devem ir acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Bruna Tabajara é uma das idealizadoras da Aldeia Vitória, além de integrante e liderança do grupo de juventude da aldeia junto a diversas entidades, entre elas, Articulação de Juventude Indígena Tabajara (Ajita). Bruna faz parte ainda do Conselho Municipal de Mulheres do município de Conde, no Litoral Sul da Paraíba.

Ela conta que, como defensora da cultura do seu povo, desenvolve a atividade de artesã indígena e pintora corporal. Nesse contexto, faz a produção de peças que compõem os adornos. Já realizou oficinas de pintura corporal e de pintura em si.

“Aprendi a produzir os artesanatos com a minha mãe e a pintura com alguns mais velhos. Uma cultura é conhecimento tradicional que é passado de pais para filhos, cultura e sabedoria ancestral do nosso povo”, diz Bruna Tabajara.

A segunda oficina é de Arte Indígena Xukuru de Cimbres: Saberes dos Toypes, que será ministrada no dia 20 de agosto, das 13h às 17h, no Casarão 34. São 15 vagas e a faixa etária é a partir de 12 anos. A criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis. O ministrante será Wagnei Siqueira Cabral, conhecido por Ney Xukuru de Cimbres. Ele é liderança do povo Xukuru de Cimbres, mestre de Memby, Bacurau.

Wagnei é também professor de Arte e Cultura Indígena, professor de Educação Física, atuando na Escola Indígena Maria do Carmo Rodrigues Leite desde 2020.

A classificação se dará de acordo com a ordem de inscrição. A Funjope entrará em contato por telefone e e-mail, sinalizando a classificação. Para qualquer dúvida, basta entrar em contato através do e-mail oficinacasarao34.funjope@gmail.com.

T5

Sair da versão mobile