Ícone do site Diário da Paraíba

Jornalista Paraibano é vitima de tentativa de golpe do falso empréstimo envolvendo o nome do Banco Safra

O Jornalista Paraibano Aguinaldo Mota, conhecido como repórter Cabuloso, quase foi vitima de fraudadores que se passam por gerente de instituições financeiras, com promessas de empréstimos bancários e tentam fraudar microempreendedores através do insstagram e Whatsapp.

De acordo com o Aguinaldo Mota, logo que recebeu a mensagem via WhatsApp, entrou em contato com seu contador, que lhe informou sobre o golpe. “Infelizmente, os golpes por WhatsApp vêm crescendo muito nos últimos anos, principalmente por ser um meio de comunicação muito difundido entre os brasileiros e pela dificuldade de rastreabilidade dos criminosos pela polícia.

Recebi uma mensagem via WhatsApp para entrar em contato com o Banco Safra no WhatsApp de numero +55 11 91285-5314, que havia uma proposta de credito para minha empresa, entrei em contato e fui atendido por uma suposta funcionária de nome BEATRIZ SIQUEIRA, dizendo ser gerente de credito do BANCO SAFRA. Realizou umas Perguntas e me ofereceu uma grade de valores para empréstimo. 

Solicitei que me enviasse o que seria necessário de documentação para dar procedência no empréstimo. Ela me pediu foto da identidade, uma selfe segurando o documento, um comprovante de residência e o numero de minha conta bancária. Disse que o atendimento nessa plataforma é 100% online.

Após enviar toda a documentação solicitada, ela pediu que aguardasse até 48 horas, para saber se foi aprovado ou negado o pedido. Eis que no dia seguinte chega a mensagem que foi aprovado junto com o numero de protocolo 2021876590532, o qual deveria encaminhar para BEATRIZ SIQUEIRA, a agente financeira do banco. 

Fiz o encaminhamento do Protocolo a “BEATRIZ SIQUEIRA“, que me enviou um anexo com o que parece ser o sistema do Banco Safra, com meus dados e tudo mais, porem estava pendente de documentos, o qual me informou que o banco precisa de uma declaração com valor tributável, perguntei o que era e me informou que era o DECORE REGISTRADA modelo eletrônico integrada com o FEBRABAN. A qual poderia me indicar um escritório que atendia associados e corretores dela.
Solicitei para que que me indicasse uma contabilidade, a qual me indicou JULIANA ALBINO TESSARO da Orion Contabilidade, dizendo que ela que responde nesse setor pelo WhatsApp: (11) 11 93751-1041 que operam com o registro de DECORE.

Entrei em contato com a “Orion Contabilidade” no numero citado, após algumas perguntas e informações me informou o valor de R$ 419,90, conforme imagem abaixo.
Logo que recebi o orçamento, entrei em contato com meu contador, encaminhei todos os plints e de acordo com Vinicius de Morais, que é Contador, empresário contábil e Especialista em gestão financeira, auditoria e controladoria, pós graduado em gestão empresarial e logística, disse que é golpe e orienta que em casos de ofertas de acesso ao crédito de forma rápida e fácil, onde uma das condições é primeiro desembolsar valores, o usuário precisa desconfiar e em nenhum momento efetuar nenhum tipo de pagamento e seguir as seguintes dica:.
1- Antes de tudo, consultar se o meio de comunicação que está sendo utilizado é oficial e se a instituição confirma ser um canal de comunicação oficial, as instituições não usam Whatsapp pessoal e sem verificação, nem muito menos, oferecem proposta de acesso ao crédito dessa forma.
2- Essas propostas são sempre muito atrativas, com altos valores e com facilidade de acesso ao crédito, sendo assim, o usuário deve desconfiar sempre.
3- Nunca efetuar nenhum tipo de pagamento, nem passar nenhum tipo de informação pessoal ou códigos de SMS para quem está do outro lado da linha ou do Whatsapp, pois o seu Whatsaapp poderá estar sendo clonado.
4- Antes de dar andamento em qualquer proposta de crédito procure uma agência física para obter melhor segurança em sua operação.
Quem precisa de orientação para evitar cair nesse tipo de golpe, entre em contato com Vinicius de Morais, Contador – CRC-PB 011677 – telefone 83 83 98876-4736
Diário da Paraíba
Sair da versão mobile