Legado de Jackson do Pandeiro é destaque em gincana de escola de João Pessoa

Cerca de 250 alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Daura Santiago Rangel, no Bairro José Américo, em João Pessoa, mergulharam, por meio de uma gincana, no universo e legado musical do “Rei do Ritmo”, o paraibano Jackson do Pandeiro, que conquistou o Brasil e chegaria ao seu centenário de nascimento neste sábado (31).

Com uma série de provas práticas, dinâmicas e artísticas, com base em pesquisa e estudos, alunos de nove turmas integrais dos ensinos fundamental e médio da unidade de ensino reverenciaram a obra e a trajetória de vida de Jackson do Padeiro com provas de cordéis, de desenhos, de danças rítmicas, do teatro, de cover, e das interpretações musicais do artista, que imortalizou as clássicas ‘Sebastiana’; ‘Canto da Ema’ e ‘Chiclete com Banana’.

Mais do que homenagear o centenário do artista, que universalizou a cultura regional e inseriu a identidade da Paraíba e do Nordeste no mapa do Brasil, a gincana teve um papel pedagógico e, ao mesmo tempo, de resgate ao apresentar a obra de Jackson para uma geração nascida no século 21 e contagiada por outros ritmos.

“A equipe de coordenadores de área da escola decidiu que uma gincana cultural seria a forma mais envolvente, do ponto de vista pedagógico, para internalizar a riqueza da obra de Jackson do Pandeiro junto aos alunos. A participação efetiva das nove turmas da escola durante as provas mostrou que havíamos acertado”, comentou a professora de Sociologia Acsia Lino de Alencar.

Diário da Paraíba com Secom-PB