“Lula merece um julgamento justo”, defende Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes, do STF, voltou a comentar sobre o caso que envolve o ex-presidente Lula (PT), preso em Curitiba pela Operação Lava Jato. Para o ministro, Lula merece um julgamento justo. “Não sei, vamos ter de executar com muito cuidado, há a impressão de que há muitos vícios, eu tenho dito que o Lula merece um julgamento justo. Tudo isso que vem se revelando de fato mostra suspeita sobre esse caso”, defendeu Gilmar.

Gilmar participou do programa Conversa com Bial, da TV Globo. Sobre o processo que estuda a suspeição de Moro nas sentenças da Lava Jato, após os vazamentos de conversas feitos pelo site The Intercept Brasil, Mendes afirmou que está analisando o caso. “Estou estudando. Vamos ter capítulo sobre o eventual significado da Vaza Jato, o eventual aproveitamento ou não de prova ilícita nesta questão”.

O ministro ainda criticou a abordagem da mídia às ações do STF e sobre os casos envolvendo investigados pela Lava Jato. “Quero dividir a minha responsabilidade com vocês. Vocês têm uma grande parcela de responsabilidade. Quando vocês dizem ‘Gilmar solta’, e estou falando porque já reclamei para a Rede Globo, a decisão foi da turma, mas vocês dizem ‘Gilmar solta’, mas não explicam do que se trata. Houve um lavajatismo militante da mídia, a mídia aderiu a isso. Nós ficamos como os bandidos da história, aqueles que erraram ao soltar”, afirmou.

“A mídia faz parte disso. A Lava Jato é case de sucesso de mídia, são melhores publicitários que juristas. Houve essa coalizão, essa coabitação. A responsabilidade é muito maior da mídia do que minha”, completou o ministro.

Moro no STF

Outro ponto abordado na entrevista foi uma possível indicação do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, para ocupar uma cadeira na Suprema Corte. Para Gilmar, Moro “virou um personagem que (Jair) Bolsonaro (PSL) leva para jogo do Flamengo”.

“Moro chegou quase que como um primeiro-ministro. Depois ele virou esse personagem que o Bolsonaro leva para o jogo do Flamengo. Ele está precisando do Bolsonaro. Antes o Bolsonaro precisava dele, depois ele passa a precisar do Bolsonaro”, afirmou.

Diário da Paraíba com Carta Capital

Foto: Nelson/STF

Contato com a Redação:

[email protected]