Macron pede ‘mobilização de todas as potências’ contra incêndios na Amazônia

BIARRITZ (França) — O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu “mobilização de todas as potências” para ajudar o Brasil e os demais países afetados pelos incêndios na floresta amazônica a lutar contra as chamas. O mandatário fez o apelo antes do discurso oficial na cúpula do G7.

Macron também fez um pedido para que haja investimentos no reflorestamento das áreas atingidas.

— Devemos responder ao apelo da floresta da Amazônia, nosso bem comum. Então vão agir— declarou o presidente antes da reunião da cúpula.

A pedido do francês, os países membros do G7 vão debater a situação da Amazônia. Por meio de suas redes sociais, na última quinta-feira, Macron declarou que os incêndios florestais seriam tratados com prioridade máxima durante o encontro.

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A Floresta Amazônica – os pulmões que produzem 20% do oxigênio do nosso planeta – está em chamas. É uma crise internacional. Membros da Cúpula do G7, vamos discutir em dois dias este tema emergencial!”, escreveu ele no Twitter.

Além de cobrar um amplo e forte debate no G7, a França foi além e posicionou-se contra a assinatura do pacto comercial entre Mercosul e União Europeia. O palácio do Eliseu (sede do governo da França) emitiu comunicado explicando o posicionamento.

Segundo as autoridades do país, o presidente Jair Bolsonaro mentiu a respeito de promessas ambientais. Desta forma, não seria possível a assinatura do acordo comercial.

O Globo