Mais de 1,5 mil peças de arte popular ameaçadas serão preservadas com reforma de museu

O governo da Paraíba iniciou as obras de reforma do Museu Casa do Artista Popular, equipamento que reúne um dos maiores acervos do artesanato paraibano. A reforma tem como principal objetivo a preservação de mais de 1,5 mil peças, que estavam ameaçadas por infiltrações e cupins.

Por causa das obras, a visitação está suspensa, enquanto que os serviços oferecidos aos artesãos paraibanos, a exemplo de curadoria, funcionam normalmente no Empresarial Independência (salas 3 e 5), ao lado da Casa do Artista Popular, em João Pessoa.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, destacou que a reforma representa os investimentos realizados pelo governo do estado em um dos maiores programas de ocupação e geração de renda.

“Aqui estão expostas peças de artesãos de todo o estado, e o governador João Azevêdo (PSB) assumiu o compromisso de devolver o equipamento o quanto antes à população paraibana. No entanto, todo o suporte dado ao artesão paraibano não será interrompido durante a reforma”, disse.

“A reforma contempla apenas a parte interna, mas teremos também a pintura da parte externa, assim como a mudança de toda a parte elétrica, fazendo com que a população paraibana e os turistas que visitam o estado recebam esse equipamento tão importante para a nossa cultura completamente remodelado, dentro de suas características originais, já que é um prédio tombado”, completou.

Os investimentos do estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Programa do Artesanato da Paraíba), serão em torno dos R$ 150 mil, e a previsão é que a reforma fique pronta dentro de três meses.

O Museu

O Museu Casa do Artista Popular Janete Costa abriga mais de 1,5 mil obras, representando mais de 5 mil artesãos de todas as regiões do estado. Rendas e bordados, além de peças em fios, fibras, cerâmicas, metal e brinquedos populares formam um importante acervo que representa a autêntica cultura paraibana.

O museu, inaugurado em 2005, teve a ambientação da arquiteta pernambucana Janete Costa. Falecida em 2008, a arquiteta foi homenageada, já que a Casa do Artista Popular passou a levar o seu nome.

Ele fica localizado à Praça da Independência, 56, no Centro da capital paraibana. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3214-5490 e 3216-6056

Diário da Paraíba com Secom-PB