Embora os hotéis não estejam funcionando com 100% da sua capacidade e continuem respeitando os protocolos de segurança, a média de ocupação em João Pessoa chegou a 66%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (Abih-PB) no feriadão. Os dados são referentes aos dias 5, 6 e 7 de setembro.
Os dados da Abih destacam ainda que a média de ocupação referente ao mês completo está em 15%.
De acordo com Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em todo a Paraíba, a ocupação foi superior a 80% e na capital a maioria dos hotéis estiveram lotados.
Nas praias paraibanas foi possível perceber um intenso movimento durante o fim de semana prolongado de Dia da Independência. Com as normas de flexibilização que foram aprovadas recentemente nas principais cidades litorâneas, houve aglomeração. E a maioria das pessoas não usavam máscaras. Em João Pessoa, por exemplo, praias como a do Bessa e a de Tambaú estavam lotadas.
No Bessa, muitos dos vendedores de bebidas e comidas, que também alugam mesas e cadeiras, não respeitaram as regras de distanciamento social. A recomendação era que as mesas fossem postas mais espaçadas umas das outras e um menor número de cadeiras fosse colocado dentro de cada guarda-sol, mas isso não aconteceu.
Foram registradas movimentações também nas praias de municípios como Cabedelo, Conde e Baía da Traição. Nessa última cidade, a propósito, o incidente foi ainda mais grave. Uma festa foi registrada na noite de sábado (5), com música e música e muita gente junta uma da outra.
Diário da Paraíba com G1.com