Mensagem de SOS escrita na areia salva náufragos em ilha do Pacífico

Pedido de socorro foi avistado por aeronaves dos EUA e da Austrália que participavam das buscas de três marinheiros da Micronésia.

Uma mensagem de SOS escrita na areia salvou três marinheiros da Micronésia que estavam presos em uma minúscula ilha no meio do Pacífico. Os naufrágos foram resgatados nesta segunda-feira (3), em uma operação conjunta das marinhas da Austrália e dos Estados Unidos .

O resgate ocoreu na pequena ilha de Pikelot, um pedacinho de terra distante 190 quilômetro do local de onde partiram os marinheiros. Na quinta-feira (30 de julho), eles viajavam em uma pequena embarcação entre as ilhas de Pulawat e Pulap, ambas parte dos Estados Federados da Micronésia, quando perderam o rumo e acabaram sem combustível.

À deriva, eles foram parar na ilhazinha. Como nos filmes, desenharam um SOS na areia, na esperança de serem localizados.

Uma aeronave da Marinha dos EUA, enviada a partir da Base Aérea de Guam para tentar localizar os marinheiros, avistou quase sem querer o sinal. Segundo relatos da tripulação registrados pela rede de TV CNN, eles estavam encerrando o turno de buscas quando tiveram de desviar de nuvens de chuva. Ao fazer a volta, deram de cara com o sinal de SOS.

O navio HMAS Canberra da Marinha da Austrália, que já havia se colocado de prontidão para o resgate, foi mobilizado e enviou helicópteros para checar a identidade e o estado de saúde dos náufragos. Depois disso, eles foram resgatados.

A identidade dos três náufragos não foi divulgada. Eles não tiveram ferimentos graves e apresentam bom estado de saúde.

 

Diário da Paraíba com R7