Mesmo com números da covid-19 em queda, secretário de Saúde diz que flexibilização do isolamento não deve avançar mais na Paraíba

A Paraíba tem apresentado queda na ocupação de leitos de UTI para adultos com covid-19 nos últimos 14 dias. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, isso significa que os casos graves da doença estão diminuindo. O número de novos casos também diminuiu.

Apesar de ver os números de forma positiva, o secretário lembrou que a Paraíba saiu do ”azul” (a classificação mais positiva para o vírus) devido às aglomerações geradas pelo feriado prolongado de 7 de setembro. ”Houve diminuição na queda da curva”.

Além disso, também foram registradas aglomerações em diversas cidades por conta de eventos de rua relacionados à campanha eleitoral deste ano. ”A Secretaria já se posicionou contra comícios, carreatas e qualquer evento que cause aglomeração”, comentou o secretário.

Isso porque, embora os números estejam melhores não é hora de descuidar. O secretário afirmou que, por enquanto, a flexibilização do isolamento social não deve mais avançar. ”O que tinha para ser flexibilizado já foi, com exceção das aulas presenciais”, disse ele. Geraldo Medeiros voltou a destacar que a situação das aulas só será definida após a conclusão do inquérito sorológico.

Sobre a decisão da Prefeitura de Cabedelo que liberou aulas presenciais nas faculdades privadas do município, o secretário destacou que a classificação na bandeira amarela não permite o retorno das aulas aulas presenciais na cidade. Geraldo Medeiros informou que a Procuradoria Geral do Estado foi acionado para resolver o impasse.

Diário da Paraíba com ClickPB