Aos 20 anos de idade, Iran Ferreira, mais conhecido como Luva de Pedreiro, resolveu fazer vídeos bem-humorados no TikTok, mostrando sua habilidade no futebol. Pouco tempo depois, viralizou.
Morador da pequena cidade de Tábua, na Bahia, Iran conseguiu inovar nas redes usando um toque de autenticidade e de simplicidade. Não demorou muito, e o jovem se tornou um fenômeno. Jogadores da seleção brasileira, como Neymar, Richarlison, e até mesmo o filho de Cristiano Ronaldo, já fizeram menção ao baiano nas redes.
Ao Esporte Espetacular, da TV Globo, o jovem revelou um pouco da vida difícil. De família simples, Iran auxilia, desde os 7 anos, nos cuidados em casa enquanto o pai trabalha em uma fazenda. Capinar a terra, cuidar dos animais e tomar conta da simples residência da família foi a vida que Luva de Pedreiro aprendeu a viver.
Apaixonado por futebol, decidiu comprar uma luva numa casa de material de construção, porque não tinha condições de comprar uma profissional, para jogar com os colegas. “Eu pensei, quer saber, vou botar meu nome assim para ninguém me menosprezar. Resolvi a crítica assim”, disse o rapaz.
Pouco tempo depois, o jovem ganhou as redes gravando vídeos onde marca gols e comemora de maneira engraçada. Os bordões “receba!”, “síi” e “obrigado, meu Deus” têm histórias. Segundo o jovem, o primeiro é para rebater as críticas: “Quando eu marco, eu olho para a câmera e digo como um desabafo mesmo”, disse Iran.
“Já o ‘Síí’, eu não vou mentir, veio do Cristiano Ronaldo, que eu sou muito fã. O ‘graças a Deus pai’ e ‘Pai, Filho e Espírito Santo’ é porque eu tenho muita fé em Deus”, completou.
Com o sucesso, o jovem acumula mais de 14 milhões de seguidores no Instagram e mais de 16,9 milhões no TikTok, um crescimento meteórico. Ainda assim, Iran segue mantendo o modelo do sucesso: uma bola de futebol, um campo de terra batida de sua cidade, um gol e a indispensável luva de pedreiro.
Ao explodir nas redes sociais, Iran Ferreira alcançou a fama que todos sonham, fechou contratos publicitários com grandes marcas, como a Amazon, e marcou presença em grandes eventos, como a final do campeonato europeu de clubes em Paris, na França.
Em 19 de junho, no entanto, algo supostamente mudou. Durante uma live nas redes sociais, Iran se mostrou irritado com as cobranças que tem sofrido quanto a não mudar de casa e de cenário onde grava. Luva de Pedreiro chegou a responder alguns seguidores que o indagaram durante o bate-papo.
“Graças a Deus, pai. Estou aqui pelos meus seguidores. O que meus seguidores falarem comigo aí… Tá ligado? Eu não bebo não, parceiro. Estou são. Tá ligado? Mas eu quero desabafar nessa p… Estou de saco cheio, já”, comentou, exaltado.
Depois das falas de Luva, fãs chegaram a sugerir que ele precisaria de ajuda. Para alguns, ele virou uma celebridade mundial e não estaria aguentando a pressão. Outros imaginam que Iran pode ter se desentendido com o empresário.
Em abril, o que era para ser motivo de comemoração virou uma grande polêmica. Isso porque ao receber a placa de prata do YouTube (objeto cedido para quem atinge a marca de 100 mil inscritos na plataforma), o Luva de Pedreiro viu seu nome perder espaço para o nome da ASJ Consultoria.
Mesmo que o canal de Iran no YouTube fosse denominado apenas como Luva de Pedreiro, a empresa de Allan Jesus, o empresário, solicitou personalização na placa com o nome adicional. Desse modo, ao publicar a foto segurando o presente, o jovem foi alertado por fãs e personalidades da plataforma sobre o que estava acontecendo.
Essa situação e o recente anúncio de pausa nas gravações dos vídeos acenderam alerta do público. No fim da tarde do dia seguinte, porém, o jovem voltou a aparecer nas redes mostrando uma partida de futebol.
Pouco mais de 24 horas após o anúncio, Iran voltou atrás e publicou um vídeo nas suas redes sociais, dando a entender que tudo não passou de uma brincadeira. Mas, além desta revelação, o Luva apagou todas as menções que fazia ao antigo empresário, Allan Jesus, o dono da ASJ Consultoria, e tal ação foi o estopim final para que os mais de 14 milhões de seguidores do baiano se revoltassem.
Foram inúmeras direct messages e até emails que este colunista recebeu sobre as supostas contradições neste relacionamento de agenciador e agenciado e eis que a coluna LeoDias apurou, descobriu e divulgou inúmeras delas. Uma delas é que o influenciador possuía nas duas contas bancárias saldos que giravam em torno de R$7.500. O que gerou muitas questões: como é que pode um menino que é garoto-propaganda do Amazon Prime Video após parceria de R$ 1 milhão ter apenas essa quantia no banco?
Em nota oficial da ASJ, Allan se defendeu afirmando que as informações divulgadas até agora são levianas. Na nota, ele também revelou que possui contrato com o Luva de Pedreiro até 2026 e que se ele desejasse encerrar o contrato teria de pagar R$5,2 milhões em multa; outro fato revoltante aos admiradores de Iran.
O contrato firmado entre eles tinha a seguinte distribuição: 45% para Allan Jesus; 45% para Luva de Pedreiro;10% para o influenciador Victor Melo. Até o momento nenhuma das partes explicou o motivo pelo qual Victor Melo também angariava fundos com esta parceria.
Na última quinta-feira (24/6), Allan Jesus voltou a se defender e postou um vídeo nas redes sociais dizendo que contratou uma auditoria financeira e que muito em breve vai provar a veracidade dos seus contratos. Ele externou ainda que foram investidos cerca de R$ 200 mil no projeto de carreira e nas despesas pessoais do Luva. Porém, tais mudanças pessoais não foram vistas ainda.
Conforme a coluna LeoDias também publicou com exclusividade, várias ofertas de trabalhos foram perdidas por livre e espontânea vontade de Jesus, que não as respondia e nem mesmo comunicava ao Luva o que fazia. A Nike, a UEFA, a Unilever e a Centauro foram uma das empresas que desejavam firmar negócio com Iran Ferreira, mas receberam um não como resposta.
Outro fato revoltante foi a descoberta de que Allan e sua esposa negociaram, no início deste mês, a compra de cinco imóveis que totalizavam a bagatela de R$ 11 milhões enquanto o dono do bordão “Receba!” se via abandonado profissionalmente.
Ainda segundo apuração desta coluna, Iran não tinha sequer acesso às suas próprias redes sociais, não tinha conhecimento do seu próprio endereço residencial e se viu obrigado a pedir ajuda a um gigante da área esportiva, com quem já assinou contrato e deverá revelar nos próximos dias os planos da sua nova gestão de imagem e carreira.
Metropoles