O Ministério da Saúde credenciou três Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em Campina Grande. O credenciamento dos novos estabelecimentos foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22).
O credenciamento prevê o repasse de R$1,2 milhão para o custeio dos três serviços durante quatro meses, sendo R$100 mil mensais por centro.
Segundo o secretário municipal de saúde, Filipe Reul, os Centros irão realizar testes rápidos, disponibilizar a medicação para os casos mais leves e promover o encaminhamento dos pacientes graves para os hospitais de referência no tratamento da doença na cidade.
Os Centros de Tratamento para Covid-19 funcionarão a partir da próxima semana na Unidade Básica de Saúde Maria de Lourdes Leôncio (Cruzeiro), na UBS Ricardo Amorim (Malvinas), além do Centro de Saúde do Distrito de São José da Mata. Além destes serviços, a UPA do bairro Alto Branco e outras 15 UBS também já estão realizando testes rápidos em todas as regiões da cidade e no Distrito de Galante.
Desde o mês de março, Campina Grande já realizou mais de 20 mil testes rápidos para Covid-19. A cidade tem pouco mais de 8.600 casos confirmados da doença, com mais de 90% de pessoas já recuperadas. Atualmente, 166 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados com Covid-19 e outros 280 casos mais leves seguem em isolamento domiciliar.