Ministério dos Direitos Humanos lamenta 25 mortes no Jacarezinho: ‘devem proteger a vida de todos’Ministério dos Direitos Humanos lamenta 25 mortes no Jacarezinho: ‘devem proteger a vida de todos’

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

O Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos emitiu na tarde desta sexta-feira uma nota oficial lamentando as 25 mortes durante operação realizada na quinta-feira na comunidade do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. A Pasta comandada por Damares Alves ressaltou que ações de combate ao crime são necessárias, mas devem zelar pela proteção a vida.

“O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lamenta as mortes ocorridas em operação policial na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (6). É urgente a necessidade de combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e às demais atividades marginais que ocorrem na cidade. Entendemos, também, que essas devem ocorrer de forma a proteger a vida de todos, especialmente dos moradores que, também, são vítimas e reféns de atividades criminosas”, diz o comunicado.

A operação da Polícia Civil foi montada após a Justiça determinar a prisão de 21 pessoas acusadas de tráfico de drogas. Dos mandados de prisão, três foram cumpridos e outros três procurados acabaram mortos. Outros três suspeitos foram presos, totalizado seis detenções.

A ação levou medo aos moradores e mais uma vez mudou a rotina, com confronto entre agentes e criminosos durante horas. Entre os 25 óbitos está o de um policial civil atingido por um tiro na cabeça. Cinco pessoas também ficaram feridas, sendo duas delas num trem do metrô que passava pela região.

Investigação

O Ministério Público do Estado do Rio Janeiro (MPRJ) afirmou, em nota, que, “desde o conhecimento das primeiras notícias referentes à realização da operação vem adotando todas as medidas para a verificação dos fundamentos e circunstâncias que envolvem a operação e mortes decorrentes da intervenção policial, de modo a permitir a abertura de investigação independente para apuração dos fatos, com a adoção das medidas de responsabilização aplicáveis”.

Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal, a vereadora Teresa Bergher (Cidadania) também vai acompanhar e cobrar explicações dos setores de segurança pública do estado sobre a operação policial que resultou em25 mortes na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte da cidade. Em nota, ela afirmou que é preciso “cobrar da polícia um mínimo de inteligência, para evitar novos banhos de sangue, que não resolvem absolutamente nada”.

Nesta sexta, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao procurador-geral de Justiça do estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza, um vídeo que mostra a possível execução de uma pessoa durante a operação. Os policiais da filmagem que circula nas redes sociais aparecem com um uniforme que não é usado por agentes civis do Rio. O objetivo é que seja feita uma apuração sobre o que ocorreu. Não há informações sobre a autenticidade do vídeo.

Diário da Paraíba com Extra