Mísseis atingem área onde fica a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque

Foguetes atingiram três locais do Iraque neste sábado (4), inclusive uma base que abriga forças norte-americanas e uma área próxima à embaixada dos EUA, sem causar mortes.

Os incidentes ocorreram no mesmo dia em que milhares de pessoas foram às ruas em Bagdá para participar do funeral do general Qassem Soleimani, um dos homens mais poderosos do Irã, morto pelos EUA no Iraque na quinta-feira (2).

Não há confirmação oficial de quem fez os disparos neste sábado. Em nota, as Forças Armadas do Iraque informaram que foguetes atingiram os seguintes locais:

  • Zona Verde, em Bagdá. É uma área fortificada que abriga a embaixada dos EUA e outras representações diplomáticas na capital iraquiana. Segundo a agência Reuters, o foguete caiu perto da embaixada norte-americana.
  • O bairro de Jadryia, vizinho à Zona Verde. Segundo a agência Reuters, a explosão atingiu uma casa e deixou 5 pessoas feridas.
  • A base aérea de Balad, a 80 km de Bagdá, que pertence ao Iraque mas abriga forças norte-americanas.

A milícia iraquiana Hezbollah, pró-Irã, emitiu um alerta neste sábado às forças de segurança iraquianas para que fiquem a pelo menos mil metros de distância das bases americanas. A informação é da rede de televisão Al-Mayadeen.

Os três ataques com mísseis neste sábado, apesar do efeito simbólico, são menores do que a reação que analistas acreditam ser possível após morte de um dos maiores líderes do Irã.

Diário da Paraíba com G1