Vídeo: modelo neoliberal de Bolsonaro não tem mais como se sustentar presidente do Chile

As mobilizações contra o presidente do Chile, Sebastián Piñera, levaram cerca de um milhão de pessoas às ruas da capital Santiago nessa sexta-feira (25) na maior manifestação popular desde a redemocratização no país, segundo a imprensa local. Os manifestantes lotaram as ruas da cidade pleiteando contra Piñera, a desigualdade social e o sistema neoliberal que vigora no país.

Um vídeo produzido pela Polícia Civil e publicado pela prefeita Karla Rubilar demonstra a amplitude dos protestos, que tomaram Santiago mesmo com a forte repressão que tem aumentado no país, sob ordens de Piñera. Segundo veículos de comunicação chilenos, como o jornal El Desconcierto, a Agência Uno e o Chileokulto, essa é a maior marcha da história do país. A prefeitura informa que cerca de um milhão de pessoas foram às ruas da capital.

Os protestos tiveram início após o anúncio do aumento das passagens do metrô. A pressão popular foi suficiente para Piñera voltar atrás e suspender o reajuste. No entanto, as manifestações prosseguiram.

A população denuncia o alto custo de vida, baixos salários, perverso sistema de aposentadoria, semelhante ao que entrará em vigor no Brasil sempre defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), problemas na saúde e na educação, que não são acessíveis à população toda.

Diário da Paraíba com Revista Forum

Contato com a Redação:

[email protected]