Morre Jacques Chirac, ex-presidente da França, aos 86 anos

O ex-presidente da França, Jacques Chirac, morreu nesta quinta-feira (26) pela manhã aos 86 anos, segundo anunciou seu genro Frederic Salat-Baroux à agência de notícias francesa AFP. “O presidente Jacques Chirac morreu esta manhã rodeado por família. Em paz”, disse Salat-Baroux, marido de Claude, filha do ex-presidente.

Chirac liderou a França entre 1995 a 2007. Também foi prefeito de Paris entre 1977 e 1995. Ele foi o primeiro governante da capital francesa a ser eleito pelo voto universal. O cargo de liderança na cidade e sua enorme popularidade foram usados de trampolim eleitoral para a presidência. No início dos anos de 1970, Chirac foi ministro do governo de Georges Pompidou (Relações Parlamentares, Agricultura e Interior).

O antigo mandatário estava há anos afastado da vida pública e foi vítima de um problema vascular cerebral em 2005.

Em 2011, o ex-presidente francês foi condenado a dois anos de prisão por peculato com dinheiro público e abuso de confiança; ambos delitos cometidos durante a extensa etapa em que foi prefeito de Paris. Chirac não teve de cumprir a condenação na prisão porque já estava doente.

Diário da Paraíba com El País