Morte do deputado estadual Genival Matias causa comoção no cenário político; veja

A Paraíba recebeu com impacto, a notícia da morte prematura, do deputado estadual Genival Matias, aos 53 anos e no gozo do 3º mandato, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).  Na tarde de ontem (19), o parlamentar pilotava um jet-ski, no litoral pernambucano, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.

O deputado estadual Felipe Leitão relatou que saiu da costa em um jet-ski, ao lado de Genival,  que seguia em outra moto aquática, em direção  a uma ilha. Num determinado momento, Genival decidira voltar à costa: “aí eu continuei seguindo, depois decidi voltar com ele, quando voltei, olhei e ele veio caindo”. Leitão conta que pulou para resgatar o amigo: “peguei ele pelos cabelos, coloquei em cima do jet-ski, depois veio a lancha, mas ele estava desfalecido”, narrou.

De acordo com Felipe, uma tentativa de reanimação foi realizada na lancha pelos marinheiros. Em seguida, Genival foi conduzido para uma unidade hospitalar, mas já estava falecido. O corpo do deputado passou por exame cadavérico, no Instituto de Medicina Legal, do Recife. Após a liberação, seguiu para João Pessoa e por volta das 3:50 de hoje (20),  chegou à ALPB, onde está  ocorrendo um velório até às 10h, no salão nobre da Casa de Epitácio Pessoa.

O corpo de Genival Matias seguirá para Juazeirinho onde terá outro momento de despedida. Na terça-feira (21), haverá o sepultamento no cemitério da cidade.

Repercussão Política sobre a morte de Genival Matias

Genival Matias era deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, atualmente estava filiado ao Partido Avante. No cenário político, a morte dele gerou bastante comoção e repercussão. Veja:

O governador da Paraíba João Azevêdo disse:”Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do deputado Genival Matias, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. Deputado desde 2010, prestou grandes serviços à Paraíba, como na sua vida empresarial”. Azevêdo decretou luto de três pela morte do parlamentar.

O deputado estadual e presidente da ALPB, Adriano Galdino afirmou que “Genival foi um irmão que a vida pública me deu. Descansa em paz, amigo”!

Outros colegas deputados de Genival Matias, usaram as redes sociais para homenageá-lo. Dentre eles: Felipe Leitão, Tião Gomes, Hervázio Bezerra, Raniery Paulino e outros.

Leitão disse: “Perdi meu amigo, meu irmão”!

Tião Gomes:  “Perdi um irmão… Sem palavras”!

Hervázio Bezerra:”Muita tristeza com o falecimento prematuro do deputado Genival Matias. Deus conforte a todos os seus familiares, neste momento de imensurável dor e sofrimento”, afirmou.

E Raniery Paulino enfatizou:”Impactado com o prematuro falecimento do deputado Genival Matias. Político habilidoso na articulação, elegante no trato, cordato e sempre buscando conciliações dentro das pautas na ALPB. Estava no seu melhor momento político, fruto do seu dedicado trabalho no fortalecimento do Avante (partido). Meus sentimentos a sua família, seus amigos e correligionários. Que Deus dê todo amparo necessário”. 

Quem assume a titularidade do mandato

Com o falecimento precoce, do deputado estadual Genival Matias, o suplente Anísio Maia (PT) assumirá a titularidade do mandato, isto se não for candidato a prefeito de João Pessoa. Caso seja, quem está apto para assumir a vaga é o suplente de deputado, Zé Paulo.

Diário da Paraíba