Ao justificar a homenagem, o deputado Michel Henrique lembrou que conheceu Stênio Abrantes durante numa audiência pública da Assembleia Legislativa que tratava da Epilepsia, “ocasião ele foi muito preciso e demonstrou ser muito humano, muito solícito e muito empático com essa causa”. O parlamentar ressaltou ainda que o homenageado é incansável na luta para melhorar a vida dos pacientes epiléticos, sendo pioneiro no tratamento cirúrgico da Epilepsia.
“O Dr. Stênio tem história. É um neurocirurgião conceituado e dentro do nosso mandato a gente sempre preza por reconhecer o trabalho das pessoas, porque só assim vai servir de exemplo, de norte, para outras, para que também assim o façam. Ele é um médico sensível, humano e tem ajudado muitas pessoas nessa área de neurologia e nessa área da Epilepsia, acima de tudo”, declarou.
“O Dr. Stênio se dispõe a atender, de forma totalmente gratuita, as pessoas com Epilepsia de todo o estado. A empatia que ele possui em relação à pessoa com Epilepsia é de fundamental importância para o tratamento, sempre objetivando a conscientização da população no combate ao preconceito que tanto impacta na qualidade de vida dessas pessoas”, acrescentou o deputado.
O médico Wilberto Trigueiro, presidente da Academia Paraibana de Medicina, destacou a importância da homenagem, afirmando que Stênio Abrantes Sarmento “é um neurocirurgião extremamente competente, que tem um longo e reconhecido trabalho, inclusive na área artística”. “Ele tem participado das nossas reuniões culturais na nossa academia e é muito merecedor desta justa homenagem, que significa o reconhecimento público da Paraíba, através de seus representantes, a esse grande médico e grande humanista”, disse.
Stênio Abrantes disse que ficou surpreso quando o deputado Michel Henrique propôs a homenagem. “Afinal de contas, foi durante uma reunião aqui na Assembleia – uma sessão em que nós discutimos, durante o mês de março, a situação da epilepsia no estado – que nos conhecemos. E o deputado Michel Henrique é muito sensível a essas questões sociais. Imediatamente depois da sessão, ele me comunicou que iria submeter a propositura na Assembleia Legislativa, que foi aprovada por unanimidade. Então foi uma alegria, uma honra muito grande, uma coisa que eu não esperava na minha vida. E me sinto extremamente grato por essa realização na minha vida profissional”, finalizou.
PERFIL DO HOMENAGEADO
Stênio Abrantes Sarmento é natural de Lastro, no Sertão da Paraíba. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1991; doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (SP), em 2009; residência-médica pela Fundação Hospital do Distrito Federal, em 1996; e aperfeiçoamento e acompanhamento das Atividades Neurológicas, pelo Barrow Neurological Institute. Atualmente é professor titular da Faculdade de Medicina Nova Esperança, T20 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Coordenador do Serviço de Cirurgia de Epilepsia do Hospital Municipal Santa Izabel e Diretor do Instituto Paraibano do Cérebro.
Fotos: Aguinaldo Mota/Agência ALPB