“Tivemos a oportunidade de caminhar por algumas ruas que estamos pavimentando e urbanizando. Estivemos na Caravana do Cuidar, encontramos pacientes que foram atendidos por nossos programas de cirurgia e exames e também empreendedores cujos negócios foram potencializados pelo programa Eu Posso. Graças a Deus, todas as nossas áreas de gestão estão presentes em todos os bairros da cidade”, ressaltou Cícero Lucena.
Saúde – A agenda teve início na casa da aposentada Beatriz Cosme, de 66 anos, que participou do mutirão de colonoscopia realizado pelo Hospital Municipal Santa Isabel no último final de semana. Ao todo foram atendidos 200 pacientes, avançando na demanda reprimida que existia pelo procedimento.
“Fui muito bem atendida e só tenho a agradecer aos médicos, ao hospital. Eu sou pobre, mas me sinto rica porque tive uma equipe de médicos que cuidou muito bem de mim. Tem ainda os exames que são caros e que eu faço de graça. Sou muito grata e estou muito feliz”, afirmou dona Beatriz.
O prefeito ainda visitou a casa de seu Antônio Calixto, que também utilizou recentemente os serviços do Santa Isabel. O idoso passou por uma exérese de tumor de vias aéreas e afirmou estar grato pelos serviços recebidos e por já estar em plena recuperação.
Infraestrutura – O prefeito também visitou vias do bairro que estão recebendo obras de infraestrutura. Ele esteve nas ruas Índio Araribóia e Eduardo Batista de Vasconcelos, que estão entrando no novo padrão proposto pela gestão. As ruas vão receber pavimentação em paralelepípedo, drenagem, calçadas padronizadas e itens de acessibilidade.
Dona Vera Lúcia Souto, de 59 anos, disse que a obra está ficando boa. “Aqui era só buraco. A gente caía, tinha rato, escorpião. Os mais idosos mal podiam andar. Era uma calamidade”, lembrou.
Empreendedorismo – Moradores do Alto do Mateus também se beneficiaram dos programas de apoio ao empreendedor e desenvolvimento econômico criados pela Prefeitura da Capital. O prefeito visitou alguns deles, que hoje contam com negócios pujantes após receberem capacitação, plano de negócios, acompanhamento e crédito, por meio do Programa Eu Posso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).
A comerciante Marinês Gaudino tem uma loja de variedades há três anos no bairro e conta que o ‘Eu Posso’ mudou sua vida. “Estava numa época difícil, pós-pandemia, e o programa ajudou demais, pois me permitiu renovar o estoque, comprar maquinário para oferecer emplastificação e encadernação, e mais uma impressora. Foi um presente de Deus nas nossas vidas”, afirmou.
Caravana do Cuidar – O Alto do Mateus também recebeu nesta sexta-feira (31) o projeto itinerante Caravana do Cuidar, que oferece uma gama de serviços da Prefeitura em um só lugar, perto da população. Entre os serviços estiveram vacinação e cadastro em programas sociais.
Fotos: Dayse Euzébio e Renata Medeiros
Secom JP