Novo calendário: Emlur regulariza coleta de resíduos domiciliares até a próxima terça-feira

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai regularizar a coleta de resíduos sólidos domiciliares até a próxima terça-feira (30). Com a realização de novos contratos com empresas de engenharia para prestação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, na última sexta-feira (19), está sendo feito um esforço para atender a demanda reprimida da semana passada, quando houve atrasos na execução dos serviços.

A Emlur elaborou um novo planejamento do calendário de coleta domiciliar, com algumas alterações. Na maior parte da cidade, o serviço é executado em dias alternados. Em outras áreas, o serviço é diário, a exemplo de locais com grande consumo de resíduos sólidos, em razão do fluxo de pessoas, a exemplo do Centro e dos bairros da orla.

“Após a assinatura dos contratos, as empresas tinham o prazo de cinco dias para iniciar os serviços, mas desde segunda-feira, elas já estão executando as atividades. Nossa prioridade é sanar os atrasos pontuais e regularizar o calendário de coleta, que teve algumas alterações para otimizar a realização dos serviços”, explica o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

Conforme o diretor de Operações, José Dantas, o prazo até terça-feira é devido às demandas do final de semana. “Nossa coleta, em geral, é em dias alternados. Portanto, quando é feita na sexta-feira, o dia seguinte é a segunda. Nos bairros onde ocorre no sábado, o próximo dia é a terça-feira”, destaca ele.

As empresas contratadas são SP soluções ambientais S.A. – que já prestava os serviços por meio de outro instrumento contratual – e Naturalle Tratamento de Resíduos LTDA. As contratações ocorreram por meio da modalidade de Dispensa de Licitação nº 022/2021, conforme o artigo 43, inciso VI, da Lei n° 8.666/93 e alterações posteriores. Os contratos foram firmados em caráter emergencial, considerando a essencialidade dos serviços de limpeza urbana. O prazo de vigência será de 180 dias.

Concorrência pública – O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que a Emlur também está realizando licitação na modalidade concorrência pública para contratação de empresas de engenharia que irão desempenhar as atividades de limpeza urbana, nos próximos anos. O termo de referência do edital está sendo elaborado e recebeu sugestões da população, em audiência pública, realizada no último dia 11.

Quando o procedimento licitatório de concorrência pública – regularmente autuado no processo administrativo nº 2021/03555/Emlur (Concorrência nº 001/2021) – for concluído, os contratos temporários serão rescindidos, mediante aviso prévio de, no mínimo, 30 dias às empresas.

Veja o calendário da coleta de resíduos domiciliares:

DIÁRIO – DIURNO DIÁRIO – NOTURNO
Horário: 7h às 16h20 Horário: 19h às 4h20
Jardim Oceania Varadouro
Timbó Trincheiras
Orla Tambiá
Bessa Tambaú
Aeroclube Manaíra
Jaguaribe
Centro
Cabo Branco
Alto Roger

SEGUNDA/QUARTA/SEXTA – DIURNO SEGUNDA/QUARTA/SEXTA – NOTURNO
Horário: 7h às 16h20 Horário: 19h às 4h20
Altiplano Bairro dos Estados
Brisamar Expedicionários
João Agripino Miramar
Pedro Gondim Tambauzinho
Penha Cruz das Armas
Ponta do Seixas Funcionários I
Portal do Sol Mangabeira
São José Jardim Veneza
Cidade Verde (Mangabeira)
Cristo Redentor
Grotão
Baixo Roger
Varjão
Padre Zé
Gramame
Mussuré
Distrito Industrial
Cidade Verde (B. das Indústrias)
Mumbaba

TERÇA/QUINTA/SÁBADO – DIURNO TERÇA/QUINTA/SÁBADO – NOTURNO
Horário: 7h às 16h20 Horário: 19h às 4h20
Barra de Gramame Castelo Branco
Costa do Sol Torre
Bairro dos Ipês Valentina
Mussumagro Anatólia
Paratibe Bancários
Água Fria Jardim Cidade Universitária
Alto do Mateus Ernesto Geisel
Bairro dos Novais Jardim São Paulo
Cidade dos Colibris Jardim Treze de Maio
Cuiá Bairro das Indústrias
Funcionários Planalto da Boa Esperança
Ilha do Bispo
Distrito Mecânico
Jardim Planalto
João Paulo II
José Américo
Alto do Céu
Mandacaru
Ernani Sátiro
Costa e Silva

Secom-JP