“O Brasil pagará muito caro por ter aberto os bares antes das escolas”, diz Pedro Cunha Lima

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), em entrevista concedida ao programa vespertino Primeiro Plano, exibido pela TV Manaíra em João Pessoa, criticou o funcionamento regular dos bares durante o período de pandemia enquanto as instituições de ensino permanecem fechadas em ação de emergência de saúde pública, sob recomendação das autoridades de saúde.

De acordo com o parlamentar, é preciso levantar um debate com relação ao andamento da edução durante a fase pandêmica. Pois, mesmo que alguns segmentos permaneçam fechados em respeito ao isolamento social, o funcionamento de bares é incombatível com a situação atual, podendo acarretar consequências negativas ao país.

“O Brasil pagará muito caro por ter aberto os bares antes das escolas. A gente tem uma série de segmentos que ainda não funcionam de maneira presencial, sendo preciso fazer um debate com relação a isso. Mas as escolas, a educação, em modo geral, continuam sem aulas, e isso não tem compatibilidade com o que estamos vivendo no dia a dia. É preciso fazer uma discussão profunda sobre essa realidade de funcionamento do país”, disse Cunha Lima durante a entrevista.

Veja a entrevista completa na íntegra:

 

Em João Pessoa, no dia 8 de agosto, o secretário Municipal de Educação Gilberto Cruz, descartou as possibilidades de retornar com as aulas no mês de setembro a fim de aguardar um parecer técnico das autoridades sanitárias. A decisão foi oficializada a partir de uma reunião com o Sindicato das escolas particulares junto com autoridades de saúde.

Já o comércio em João Pessoa segue com funcionamento em horários restritos, sob orientação do cumprimento das medidas preventivas contra a covid-19, como uso de máscaras, álcool em gel e número reduzido de pessoas por estabelecimento, mantendo distanciamento social a fim de evitar aglomerações.

Com relação ao isolamento social na Capital, conforme os dados apurados nesta segunda-feira (14) pelo Painel Covid-19 – plataforma desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) – a taxa de isolamento na cidade do litoral paraibano é 35,6%, estando abaixo da taxa mínima de 50%, o qual é o recomendado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES).

Letícia Nunes com Diário da Paraíba.