O poder das redes sociais e a influência da comunicação

Segundo dados do TecMundo, (portal de notícias e conteúdos relacionados a tecnologia, localizado em Curitiba)com a popularização da internet a partir dos anos 2000, um novo serviço de comunicação e entretenimento começou a ganhar força: as redes sociais.

Você já parou para pensar em como a internet, as redes sociais e a tecnologia nos levaram tão longe? Já pensou em como, digitalmente, conseguimos quebrar barreiras e impedir que a distância seja um empecilho para nos comunicarmos com alguém ou fazer compras, por exemplo? Com a chegada da internet, a comunicação se tornou algo essencial em nossas vidas. Graças à tecnologia, conseguimos obter, facilmente, informações de diversas áreas de forma ágil, e com isso, a forma de nos comunicarmos com o mundo e com as pessoas ao nosso redor, se tornou um cenário totalmente novo e cheio de conteúdo a ser compartilhado, e com as mais vastas experiências. ‘‘Nas redes sociais, cada usuário possui sua própria identidade cultural, onde então, visam atender suas próprias necessidades e desejos.’’(SUZANNA, 2018)

A comunicação sempre foi importante para a vida em sociedade, a criação das redes sociais foi algo que conseguiu trazer mais interatividade para a população. Com os avanços da internet e da tecnologia, hoje, podemos acompanhar acontecimento sem tempo real, compartilhando relatos, ou ensinando algo novo, promovendo uma marca, gerando engajamento e criando conteúdo para as mais diversas plataformas online. Além disso, as redes sociais possuem um custo menor em relação a transporte e telefonia, e permite aos usuários se manterem conectados. ‘‘As redes sociais permitem uma maior interatividade entre povos distintos, encurtam a distância entre pessoas, facilitando o intercâmbio cultural.’’ (SUZANNA, 2018)

O uso da internet e das redes sociais se tornou essencial em nosso cotidiano e rompe barreiras, pois permite que nos conectemos com pessoas do outro lado do mundo, estando presentes mesmo que não o estejamos fisicamente. Digitalmente, conseguimos acompanhar acontecimentos em tempo real, histórias, ideias, postagens interativas e muito mais. As redes sociais modificaram nossas vidas para sempre e vão continuar evoluindo cada vez mais, graças aos avanços da tecnologia. O que as pessoas não podem fazer é deixar que toda essa evolução tecnológica faça com que haja um descarte do mundo real, e do que vivemos. A interatividade real e os relacionamentos não devem ser substituídos pelo contato virtual. É necessário usarmos toda essa tecnologia para o nosso crescimento e evolução, nunca para diminuirmos nossos conhecimentos e relacionamentos pessoais.

Por Bárbara Alessandra Mendes

Coordenação: Eugenia Victal

Projeto de Extensão ComunicAção – Uninassau JP e Diário da Paraíba