Obras inéditas de Hermano José: exposição explora anatomia e nu artístico masculino

O Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará na próxima quinta-feira (19), a partir das 16h30, o lançamento da exposição ‘Desvelo’, do artista visual Hermano José.

O evento tem entrada gratuita e ocorrerá em conjunto com o Museu Casa de Cultura Hermano José e o INSS Cultural. Após o lançamento, a exposição segue em cartaz até 30 de janeiro, com visitações de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Falecido em 2015, aos 92 anos, as obras de Hermano José revelam, em ‘Desvelo’, desenhos até então inéditos. São 65 itens dedicados ao estudo da anatomia humana e ao nu artístico masculino.

Produzida entre 1949 e 1988, a série transita por diversas fases artísticas e momentos distintos da vida do artista visual. A exposição demonstra a pluralidade do trabalho de Hermano José, trazendo desenhos elaborados a carvão, lápis, marcadores e pastel, com estilo preciso, mas também por meio de traços experimentais e efêmeros.

A curadoria coletiva é assinada por Fabiane Basto, Maria Costa, Mariana Lira, Mayara Ismael, Roberto Farias e Ronielli Victor, sob a coordenação de Alexandre Santos, gestor do Museu Casa de Cultura Hermano José.

Fruto da investigação desenvolvida pela equipe no acervo doado pelo artista à UFPB, em 2015, a exposição é resultado de um projeto de extensão universitária, que teve apoio do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) da UFPB.

Diário da Paraíba com Ascom-UFPB

Contato com a Redação: [email protected]