Ônibus cai em barranco e 27 pessoas morrem

Pelo menos 27 pessoas morreram e mais de dez ficaram feridas na ilha de Sumatra, na Indonésia, após um ônibus cair em um barranco de 150 metros de altura, de acordo com um balanço divulgado nesta terça-feira (24) pelos serviços de resgate. A informação inicial era de que havia 24 mortos. Os sobreviventes disseram à polícia que cerca de 50 pessoas estavam dentro do veículo quando houve a queda.

O acidente aconteceu na segunda-feira (23) à noite, e não envolveu outro veículo. De acordo com Berty Kowaas, chefe do serviços de emergência, o ônibus bateu em uma barreira de concreto e, em seguida, caiu no barranco e atingiu o rio. Ainda há vítimas presas às ferragens.

“A corrente do rio é bastante forte e existe a possibilidade de que algumas vítimas tenham sido arrastadas”, afirmou Kowaas à rede de televisão Kompas.

“O resgate está em andamento e vários mergulhadores procuram vítimas em volta do ônibus”, disse à rede Metro TV.

De acordo com Dolly Gumara, porta-voz da polícia local, o veículo fazia o transporte regional de passageiros. O veículo teria partido com 27 passageiros a bordo mas, segundo os sobreviventes, outros entraram no caminho. A estimativa é de que havia 50 pessoas a bordo na hora da queda.

O acidente ocorreu perto da cidade de Pagar Alam, em uma área íngreme e isolada, o que complica as operações de resgate.

As tragédias são frequentes nas estradas do arquipélago, devido à idade dos veículos, à baixa qualidade da infraestrutura e às práticas de alguns motoristas.

Em setembro, 21 pessoas morreram da queda de um ônibus num barranco na região de Sukabumi (oeste da ilha de Java). Alguns meses antes, na mesma região, 12 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas em um acidente causado por um passageiro que tentou controlar o volante de um ônibus, causando uma colisão com dois carros.

Diário da Paraíba com G1