A Prefeitura de João Pessoa, por meio do programa Opera JP, já realizou mais de 100 cirurgias eletivas, adultas e pediátricas, que estavam reprimidas devido à pandemia causada pelo Coronavírus. Os procedimentos cirúrgicos tiveram início no dia 9 de abril e, no próximo sábado (30) serão realizadas mais 28 cirurgias.
“Lançamos o programa em fevereiro onde realizamos o pré-cadastro dos pacientes que aguardavam por algum tipo de cirurgia eletiva, no início deste mês de abril começamos efetivamente nosso programa com a realização das cirurgias, em menos de um mês já são mais de 100 procedimentos cirúrgicos e antes de fechar o mês esse número vai aumentar ainda mais. Nossa expectativa é realizar 1.500 cirurgias até o final do ano, fazendo desse programa de cirurgias o maior que a nossa Capital já teve”, destaca o secretário de Saúde de João Pessoa e médico, Luís Ferreira.
Além das cirurgias, o programa já realizou 230 consultas em diversas especialidades, como Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Proctologia, Ginecologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia de Mão e Pequenas Cirurgias. Um total de 150 pacientes estão em fase de pré-operatório com a realização de exames complementares que, assim como os procedimentos cirúrgicos, são realizados no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).
“O Opera João Pessoa é muito mais que um programa de saúde, pois ele nos permite realizar vários sonhos. Os sonhos da gestão do prefeito Cícero e do vice Léo Bezerra, que juntamente comigo e Luís Ferreira queremos resgatar a saúde de qualidade e humanizada que a nossa cidade merece, e principalmente, a concretização dos sonhos daqueles que tanto esperaram por essas cirurgias. Foram dois, três anos de espera, e às vezes até mais. Mas ver a alegria e a gratidão nos olhos dessas pessoas é o que nos move para fazermos muito mais”, comentou a secretária executiva da Saúde de João Pessoa, Janine Lucena.
Opera JP – O programa Opera João Pessoa surge da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. As áreas com maiores demandas são Cirurgia Geral, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular e Proctologia.
Além do HMSI, o Hospital Municipal do Valentina também participa do programa com a realização das cirurgias infantis. “Enfatizamos que toda a programação do Opera JP não interfere na rotina dos atendimentos e cirurgias correntes dos nossos hospitais”, reforçou o secretário de Saúde.
Diário da Paraíba com Secom-JP