Opinião: O significado do São Paulo Cristal na elite do futebol paraibano

O prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito, anda na contramão dos colegas gestores de pequenos municípios. Enquanto a grande maioria declama suas lamúrias privando seus munícipes dos direitos básicos a Educação, a Saúde e ao Lazer, Pedrito, com seu jeito extravertido e populista, porque não, vai dando algo a mais aos seus conterrâneos.

 

Fato que não se vê o prefeito nas páginas policiais como alguns colegas. Não se assiste protestos e manifestações conta sua gestão e de quebra, os mais de 16 mil habitantes da cidade não viram abandonada suas tradicionais festas, que garantem diversão aos cidadãos e movimenta a economia da cidade.

 

Mas, Pedrito foi além, e garantiu como empresário e como prefeito, todas as condições para a pequena cidade de Cruz do Espírito Santo, tivesse a partir do ano que vem, um time na elite do futebol paraibano, a primeira divisão do campeonato estadual.

 

Para muitos, principalmente no momento político que atravessamos, isso pode parecer uma bobagem ou até mesmo desperdício de dinheiro público, mas a verdade é que o feito representa muito para a autoestima da cidade e de seus moradores e se bem aproveitado pode ainda ser transformado numa política social de inclusão e de cidadania.

 

É fato consumado em todo o mundo, que o Esporte é uma das principais formas de ser incluir e gerar oportunidades aos mais carentes e exclusos da sociedade. O Esporte traz, antes das oportunidades, o senso de responsabilidade, saúde, cuidado com o corpo e com a mente, ocupação, dentre tantos outros benefícios.

 

Portanto, o significado São Paulo Cristal na elite do futebol paraibano vai muito além das quatro linhas que marcam um gramado de um campo de futebol. Que Pedrito possa enxergar isso e fazer desse momento um marco, não só para sua gestão, mas sua cidade.

 

Nunca foi só Futebol!