Opinião: população não tem consciência, gestores não tem pulso e lockdown é inevitável

A verdade precisa ser dita. Tirando o fato de sermos governados, no plano federal, por um irresponsável, incapaz e criminoso quando o assunto é saúde pública e combate a uma pandemia, mais dois fatores contribuem para que o Brasil coloque mais uma mancha em sua história.

 

A maioria da população brasileira não tem consciência e não soube conviver com a flexibilização e os gestores não tiveram pulso para imprimir e fiscalizar medidas restritivas que evitassem que chegássemos a março com risco de colapso na rede pública e privada de saúde ao mesmo tempo, praticamente em todo país.

 

Uma ressalva que precisa ser feita na defesa dos gestores é que a falta de comando e padronização das políticas de combate a pandemia por parte do governo central, deixaram-nos a deriva, mas isso ocorre há um ano e eles já deveriam saber que não poderiam esperar nada do presidente da República, a não ser que ele seria mais um problema a ser convivido e combatido.

 

E um agravante que precisa ser registrado também contra os governadores e prefeitos, é que a maioria deixou e ainda deixa de tomar decisões necessárias, porque elas tiram votos e prejudicariam suas reeleições. Isso é um fato inconteste.

 

Portanto, já que a população não teve consciência e os gestores estaduais e municipais não tiveram pulso, o lockdown vai se impor da pior maneira possível.

 

Vareque Oliveira

Diário da PB