Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza concerto na noite desta quinta-feira

O maestro português Osvaldo Ferreira, diretor artístico da Orquestra Filarmônica Portuguesa e da Sociedade de Concertos de Brasília, volta à Paraíba para reger concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Ele é o regente convidado do 5º Concerto Oficial da Temporada 2019 da OSPB, que será realizado nesta quinta-feira (22), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com a participação do violinista paraibano Ronedilk Dantas como solista. A entrada é gratuita.

Ronedilk participa da execução da primeira música do programa, o “Concerto para Violino nº 3 em Si menor Op. 61”, do compositor, organista, maestro e pianista francês da Era Romântica Camille Saint-Säens (1835-1921). Após o intervalo, a orquestra vai tocar a “Sinfonia nº 4 em Lá Maior, Op. 90 – Italiana”, de Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847), compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico.

É a quarta vez que Osvaldo Ferreira dirige a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sendo a última em setembro de 2016. “Estou de volta à Orquestra Sinfônica da Paraíba e adoro trabalhar com esta orquestra e com estes músicos maravilhosos”, disse o maestro. “Desta vez, o programa vai tocar no finalzinho do período clássico, com a Sinfonia Italiana, de Mendelssohn, e com o período romântico, com um concerto maravilhoso para violino e orquestra. É o Concerto nº 3, de Saint-Säens, compositor francês”, explicou.

“É um programa extremamente interessante, cheio de música ligada às viagens que Mendelssohn fez ao sul da Europa, nesse caso particular na Itália, e as impressões que ele colheu dessa sua estada pela Itália. Então, terá de tudo, terá danças, terá até a música de um funeral, de uma banda que tocava atrás de um ato fúnebre, que marcou bastante Mendelsshon. A obra de Saint-Säens, o Concerto para Violino, terá como solista o Ronedilk Dantas, um violinista maravilhoso. É uma obra muito lírica, com temas apaixonantes e, ao mesmo tempo, muito virtuosa para o violinista, que tem que estar muitíssimo bem preparado”, destacou.

O maestro Osvaldo Ferreira acredita que todos vão se divertir com esse programa. “Certamente que eu e a orquestra iremos divertir imenso, iremos dar tudo, iremos fazer grande concerto para vocês e espero vê-los lá na quinta-feira à noite”, finalizou.

Diário da Paraíba com Secom-PB