Orquestra Sinfônica Jovem apresenta concerto online nesta quinta-feira pela Funesc

A programação online “Funesc na Rede” exibe nesta quinta-feira (24) o concerto que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresentou em 12 de novembro de 2015 com músicas de Tchaikovsky e Mahle. A exibição do concerto, que tem regência do maestro Luiz Carlos Durier, será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).

Quem abre a apresentação é a valsa “Eugene Onegin”, do  compositor russo do período romântico, Piotr Ilitch Tchaikovski, autor de obras que estão entre as mais populares do repertório clássico. Em seguida, será a vez da “Sinfonia Nordestina”, composição do regente e professor alemão Ernst Mahle.

 “No repertório, escolhemos músicas alegres e divertidas, exatamente para que as pessoas possam sair com os corações e as almas leves através da música”, disse o maestro Durier. “A primeira música é a valsa Eugene Onegin, de Tchaikovsky, que tinha a propriedade de escrever valsas muito simples e caprichar na harmonia para que elas possam de fato causar em todos nós muita emoção”, completou.

Sobre a música que encerra o concerto, Durier explicou que Mahle veio buscar em Pernambuco, nas raízes da cultura popular do boi, que é dançado naquele Estado, elementos para compor a Sinfonia Nordestina. “Essa sinfonia traz temas  maravilhosos, para que a gente possa desfrutar da música brasileira”.

Online – Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram temporariamente suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

O Maestro

Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

          Serviço

  • Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
  • Concerto realizado em 12 de novembro de 2015
  • Regência: Luiz Carlos Durier
  • Exibição: 24/09/2020, às 20h
  • TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov

Diário da Paraíba com Funesc