Paciente com suspeita de coronavírus na Paraíba permanece estável; três familiares monitorados não apresentam sintomas

O homem com suspeita de estar infectado pelo novo Coronavírus na Paraíba permanece internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, apresentando quadro de saúde estável. A informação foi confirmada ao ClickPB na manhã desta quinta-feira (27) pelo médico infectologista Fernando Chagas, que está acompanhando o caso.

Três parentes do paciente com suspeita de coronavírus na Paraíba continuam em casa sendo monitoradas por uma equipe de vigilância em saúde. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, eles permanecem sem apresentar sintomas até a manhã desta quinta-feira (27).

A esposa do paciente viajou com ele até a Itália entre os dias 14 e 23 deste mês de fevereiro. Já o filho e a nora do homem internado tiveram contato com ele apenas depois que ele chegou da Itália.

Apesar de os familiares não apresentarem sintomas, a Secretaria de Saúde continua monitorando diariamente a situação deles. A recomendação do Ministério da Saúde é que, mesmo sem apresentar sintomas, as pessoas que voltaram de áreas com transmissão direta fiquem em casa por um período de 14 dias. Estas pessoas também são orientadas a não sair de casa e nem receber visitas.

A expectativa é de que o resultado do exame para confirmar ou descartar a infecção pelo Novo Coronavírus no paciente internado em João Pessoa seja divulgado nesta sexta-feira (28). O exame está sendo realizado no Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará.

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, informou que o paciente investigado por suspeita de Coronavírus na Paraíba já apresentava alguns sintomas de problemas respiratórios antes mesmo de viajar. Portanto, o exame é essencial para apurar a situação do paciente.

O homem de 59 anos de idade permanece internado em área isolada do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, desde a última segunda-feira (24).

Diário da Paraíba com ClickPB