Pandemia faz produção de veículos cair à metade no primeiro semestre

O setor automobilístico foi um dos mais afetados pela paralisação da economia imposta pela pandemia de covid-19. Números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgados nesta segunda-feira (6) mostram que no primeiro semestre de 2020 a produção de veículos foi menos da metade (50,5% de redução) do mesmo período do ano passado.

Os últimos três meses do semestre, abril, maio e junho, diretamente afetados pelo impacto do novo coronavírus, foram responsáveis por quase toda a queda.

Em junho, a produção de 98,7 mil unidades foi 129,1% superior à de maio, mas 57,7% inferior à do mesmo mês do ano passado.

Com 729,5 mil veículos produzidos no primeiro semestre, a Anfavea projeta que 1.630 milhão de automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus sairão dos pátios até o fim do ano., volume 45% inferior ao de 2019.

“Trata-se de uma estimativa dramática, mas muito realista com base no prolongamento da pandemia no Brasil e na deterioração da atividade econômica e da renda dos consumidores”, afirmou o Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

A perspectiva de vendas é de 1.675 milhão de unidades no ano (queda de 40%) e uma exportação de 200 mil unidades (53% a menos que em 2019).

 

Diário da Paraíba com R7