A competição é considerada a mais importante do esporte paralímpico do Brasil, já que reuniu 1300 atletas na faixa etária entre 12 e 17 anos. Os representantes paraibanos no evento foram conhecidos por meio dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, em que os campeões disputaram uma seletiva Norte e Nordeste, em Natal (RN), no mês de agosto e, agora, a consagração nas Paralimpíadas Escolares, na capital Paulista.
O chefe da delegação da Paraíba, Jean Klaud, enfatizou o grande número de medalhas ao trabalho ampliado no paradesporto paraibano. “Feliz demais em presenciar a Paraíba voltando com 69 medalhas, mas isso só é possível graças ao trabalho do Governo do Estado, que investe em programas e projetos voltados ao segmento, assim é possível ser destaque em nível nacional a cada ano”, disse.
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho Botafogo, acompanhou todos os dias as competições e reforçou a torcida dos paraibanos. “O Governo do Estado, pela pasta a qual estou à frente, não mediu esforço e fez questão de viabilizar todas as passagens e, assim, o resultado foi altamente expressivo. De parabéns a esses abnegados porque, só quem está de perto pode notar a superação deles com o objetivo de subir no pódio, como pude estar”, frisou.
Zezinho ainda destacou o grande quantitativo de medalhas nas competições escolares nacionais em 2022. “Este ano foi impressionante, pois nos Jogos da Juventude, em Aracaju, a Paraíba bateu seu recorde com 20 medalhas e no Rio de Janeiro, nos JEBs, 36. Agora, um complemento com chave de ouro por nossos paratletas, com nada mais nada menos do que 69 medalhas e assim motiva a própria pasta a continuar realizando o trabalhado voltado ao esporte e ao paradesporto escolar no estado”, concluiu.