Paraíba é o 7º estado do país com mais denúncias de violações trabalhistas durante pandemia

A Paraíba é o 7º Estado do País e o 2º do Nordeste com mais denúncias de violações trabalhistas relacionadas aos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No País, o Ministério Público do Trabalho já registra – desde o início da pandemia – mais de 7,5 mil denúncias de irregularidades trabalhistas sobre o tema, das quais 423 na Paraíba. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia são os estados que registram o maior número de denúncias.

Os dados são do sistema MPT Digital e foram computados até às 16h dessa segunda-feira (13/04). O número de denúncias contabilizado na Paraíba (423) é 15% maior do que o último balanço divulgado pela instituição, no último dia 3 de abril (367).

Sobre o mesmo tema (Covid-19), foram instaurados pelo MPT em todo o Brasil 1.322 inquéritos civis ou investigações para apurar irregularidades atribuídas a empregadores, sendo 98 na Paraíba. Já o total de notificações, ofícios e requisições referentes ao novo coronavírus no País, que chegavam a 10.738, somam, atualmente, 17.345 documentos expedidos. Quanto aos despachos dos procuradores do MPT, o número pulou de 6.292 para 10.835.

De forma preventiva, o MPT tem emitido um grande número de recomendações, com orientações para diversos setores da economia, a fim de conscientizar os empregadores acerca das medidas que devem ser adotadas durante este período de quarentena, para resguardar a saúde e a segurança dos trabalhadores. O órgão conta ainda com 4.977 recomendações emitidas em todo o País.

Os procedimentos promocionais também deram um salto: de 480 para 599. O objetivo desse tipo de procedimento é ampliar o diálogo social e acompanhar as políticas públicas de enfrentamento à doença. Como outra forma de atuação extrajudicial, o MPT já contabiliza 100 procedimentos de mediação relacionados à Covid-19 no país, o que chega a superar o triplo de ações civis públicas ajuizadas pelo órgão acerca do assunto, que totalizam 30.

A procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Myllena Alencar, reforça que o MPT se coloca à disposição da sociedade para mediar conflitos entre trabalhadores e empregadores, decorrentes dos impactos gerados pela pandemia. Ela ressaltou que a Instituição permanece vigilante, que continua recebendo denúncias e atuando para minimizar os efeitos da crise na vida de milhares de trabalhadores. “O Ministério Público do Trabalho se coloca à disposição para participar de mediações visando, sempre, a manutenção dos empregos”, afirmou Myllena Alencar.

Diário da Paraíba com WS