Paraíba “exporta” sistema de consulta de preços para três estados nordestinos

Representantes de três estados do Nordeste vieram a João Pessoa para participar do Seminário de Transferência Tecnológica do Aplicativo ‘Preço da Hora’, sistema de consulta de preços de todos os produtos comercializados no estado da Paraíba, que tem como base de informação a Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e). O seminário, que aconteceu no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), teve a participação de equipes das Secretarias da Fazenda dos estados da Bahia, Sergipe e Piauí.

Os responsáveis pelo seminário de transferência de tecnologia foram os órgãos que integram o sistema ‘Preço da Hora’. Além da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e da Codata, por parte do governo da Paraíba, o evento contou com a presença de técnicos do TCE e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No último mês de setembro, durante o Encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), em Natal (RN), o governador João Azevêdo (PSB) viabilizou, por meio de um convênio, o compartilhamento da tecnologia do aplicativo ‘Preço da Hora’, tecnologia desenvolvida na Paraíba, para todos os estados da região.

O gerente de Tecnologia da Informação da Sefaz, Rômulo Agra, disse que os estados participantes do Seminário de Transferência Tecnológica, por meio do Consórcio Nordeste, “não estão recebendo apenas o código fonte, mas uma solução tecnológica completa, que envolve várias ferramentas do aplicativo ‘Preço da Hora’, que traz, entre outras coisas, 15 vantagens para o usuário, incluindo uma pesquisa atualizada dos menores preços, em tempo real, dos produtos comercializados na Paraíba, como forma de gerar economia ao cidadão no ato da compra. A base dos dados são as notas fiscais eletrônicas ao consumidor, que são enviadas pela Sefaz ao sistema”, explicou.

Segundo Rômulo Agra, uma das atrações do aplicativo ‘Preço da Hora’ é o nível de sofisticação da solução, que é mais elevada que as apresentadas por outros aplicativos de estados do sul do país, que foram os pioneiros nesse serviço. “O ‘Preço da Hora’ agrega mais valor, pois tem um número maior de serviços oferecidos ao cidadão no ato de consulta. Os estados participantes desse primeiro seminário terão a transferência de toda a tecnologia sem custo algum como foi assim o convênio assinado pelo governador João Azevêdo. A ideia é disseminar essa solução tecnológica 100% paraibana e de ponta nos oito demais estados do Nordeste. Inicialmente, esses três estados tiveram interesse imediato, sobretudo, o da Bahia que trouxe uma ampla equipe para participar do seminário e levar o aplicativo para a população baiana”, comentou.

Sistema detalhado

A coordenação executiva do sistema ‘Preço da Hora’, realizada pelo TCE paraibano, detalhou no seminário cada etapa da construção do aplicativo, incluindo os programas, linguagens e das inúmeras fontes utilizados para desenvolver a ferramenta, além de suas inúmeras vantagens e benefícios aos consumidores, como, por exemplo, a possibilidade de economizar no ato de comprar o produto no comércio pelo menor preço do mercado, além de promover as vendas do mercado local. O aplicativo, que é multiplataforma, está disponível para download nas lojas do Google Play e AppStore, mas também pode ser acessada no ‘Portal do Preço da Hora’ (www.precodahora.pb.gov.br).

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação:

[email protected]