Paraíba lidera produção de leite de cabra e qualifica rebanho caprino

O governo da Paraíba disponibiliza um programa de qualificação do arranjo produtivo da caprinocultura leiteira na Região do Semiárido, com a implantação de nove núcleos demonstrativos de tecnologias de alimentação sustentável dos rebanhos. A meta é consolidar a atividade, responsável pelo aumento de renda entre as famílias residentes no meio rural e, gradativamente, aquecer a economia nos municípios.

A ação também visa fazer com que a Paraíba continue sendo o maior produtor de leite de cabra do país, que no momento tem uma média de 14 mil litros diários, mas já chegou a produzir até 18 mil litros diariamente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano de 2017, por exemplo, 72% do total de leite de cabra produzido na Paraíba foram comercializados, gerando um faturamento de R$ 7,6 milhões. Atualmente, o rebanho caprino do estado chega a 20 mil cabeças, ainda de acordo com o IBGE.

A proposta é avançar ainda mais com uma ação continuada nessa cadeia produtiva, consolidando a continuidade das ações como inseminação, transferência de tecnologias, produção de blocos nutricionais e outras que deverão surgir.

O programa vem sendo executado pela equipe de pesquisadores da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, na ação que começou a ser executada pela antiga Emepa, há três anos, em nove municípios com núcleos de associações integradas por cinco mil produtores, onde também foram implantados centros demonstrativos de alimentação sustentável para estes animais.

O governo, por meio da Empaer, disponibilizou 48 reprodutores e 1.200 doses de sêmen resfriados de caprinos das melhores raças. O material já foi utilizado em quatro mil cabras, até o momento. São mais de dois mil animais melhorados através da inseminação e reprodutores emprestados, filhos dessas matrizes caprinas.

A ação ainda prevê a realização de 36 cursos de capacitação destinados aos produtores de caprinos leiteiros da base familiar. Também visa implantar um centro comunitário de recria de caprinos de linhagens leiteiras. Na programação, consta a realização de nove caravanas itinerantes tecnológicas pelos municípios integrantes do projeto.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação: [email protected]