Paraíba prepara mais uma edição do maior evento religioso do estado: Romaria da Penha

Os fiéis que participarão da 256ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa – a partir das 22h do dia 23 de novembro até às 5h do dia 24 –, contarão com vários serviços do governo do estado que serão disponibilizados ao longo do percurso de aproximadamente 14 quilômetros, a exemplo de equipamentos de saúde e segurança, bem como dos bombeiros. Para aqueles que não puderem ir, a Rádio Tabajara fará a transmissão ao vivo do evento, utilizando uma equipe composta por dez profissionais.

A Secretaria de Estado da Saúde adiantou que serão colocadas quatro ambulâncias para atender aqueles fiéis que necessitarem de algum tipo de assistência médica. Serão duas ambulâncias básicas e duas de suporte avançado, ou seja, com UTI móvel.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros já começaram a definir o plano de segurança para o maior evento religioso do estado, após participarem de reuniões com os organizadores da romaria, que este ano contará com mais dias para preparação dos fiéis. Ao invés do tríduo – três dias –, haverá uma semana inteira de missas e carreatas em devoção a Nossa Senhora da Penha já a partir do dia 17, com a participação de vários bispos e o cardeal Damasceno, que presidem celebrações no Santuário, além do arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson. O tema para 2019 da Romaria da Penha é ‘Senhora da Penha, roga por teus filhos e filhas para que sejamos missionários da alegria e da paz’.

No domingo que antecede a Romaria, dia 17, acontece a abertura dos festejos. Haverá hasteamento das bandeiras, procissão e celebração, presidida pelo bispo diocesano de Rio Grande (RS), dom Ricardo Haepers; e apresentação da nova Capela das Velas. As celebrações seguem ao longo da semana e, no dia 23 de novembro, acontece a tradicional programação com procissão e a Romaria, que entra pela madrugada do domingo com os cerca de 500 mil fieis.

Diário da Paraíba com Secom-PB 

Contato com a Redação: [email protected]