Ícone do site Diário da Paraíba

Paraibano é o novo presidente do INSS

O ‘apagão’ vivido pela estrutura que cuida do sistema previdenciário brasileiro e que causou a demissão do presidente do INSS, Renato Viera, terminou por agraciar a Paraíba com uma boa notícia. É que Cajazeirense Leonardo Rolim assumirá o cargo.  A medida veio no momento em que o presidente Jair Bolsonaro demonstrava insatisfação com a imagem do governo pelas longas filas na autarquia.

Desde que dados da crise do INSS foram divulgados, Bolsonaro estaria cobrando por mudanças no comando no órgão. O próprio secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, afirmou que a digitalização dos serviços fez a fila aumentar.

Leonardo José Rolim Guimarães, é consultor de orçamento na Câmara dos Deputados, aprovado no concurso de 1999. Cedido ao Senado Federal, foi assessor do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e diretor da Assessoria Especial de Planejamento e Modernização Administrativa. Rolim é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e tem trabalhos publicados nas áreas de previdência e trabalho.

Rolim tem 45 anos, e é irmão das Jornalistas Lena Guimarães (falecida) e  Lúcia Rolim, ele possui mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No Ministério do Trabalho e Emprego, foi assessor do secretário-executivo e assessor especial do ministro.

Na área acadêmica, Leonardo Rolim foi instrutor de Administração Pública na ENAP, ministrando vários cursos na área de administração pública e planejamento governamental para diversos órgãos, como a Marinha do Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz e o Governo do Estado do Ceará. Também foi professor do curso de graduação em Administração da Associação de Ensino Universitário do Distrito Federal (UDF).

Diário da Paraíba com Polêmicapb

Sair da versão mobile