Paraibano, que prefere o termo “revolução” para 1964, é o novo secretário-geral do MPU

O paraibano Eitel Santiago de Brito Pereira, subprocurador aposentado e que recentemente enalteceu o golpe militar de 1964, é o novo secretário-geral do Ministério Público da União (MPU). A informação já está registrada no site da Procuradoria Geral da República (PGR).

Nesta quinta-feira (26), o também novo procurador-geral da República, Augusto Aras, tomou posse no Gabinete da Presidência da República, no Palácio do Planalto, em Brasília, e já havia confirmado o nome de Eitel no cargo.

O agora secretário-geral do MPU já defendeu em um post de maio deste ano, em seu Facebook, que o golpe militar de 1964, responsável por implementar uma ditadura no Brasil, foi uma “revolução”.

Compete ao secretário-geral realizar o planejamento estratégico de modernização institucional, a programação e a execução orçamentária e financeira, a gestão de recursos humanos, de contratos e de patrimônio, dentre outras atribuições.

O MPU é integrado por 2.291 membros e por 15.381 servidores, abrangendo os seguintes ramos ministeriais: federal (MPF), do trabalho (MPT), militar (MPM) e do Distrito Federal (MPDFT). O orçamento do MPU para 2019 é de R$ 6,3 bilhões.

Eitel Santiago ingressou na carreira do Ministério Público Federal em 1984 e, no ano de 1996, foi promovido para a Subprocuradoria Geral da República, onde trabalhou até 2017, quando se aposentou. Oficiou nas turmas criminais e na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça e na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

Diário da Paraíba