Parlamentar cobra respeito à Lei das Prioridades na Capital paraibana

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quarta-feira (16), a vereadora Helena Holanda (PP), mais uma vez, abordou a falta de acessibilidade na Capital paraibana. Na ocasião, a parlamentar denunciou que as clínicas e hospitais da cidade não estão cumprindo a Lei das Prioridades no atendimento de pessoas com deficiência, gestantes e idosos.

“Volto à questão da acessibilidade em nossa cidade, agora destaco a lei das prioridades para pessoas com deficiência, gestantes e idosos. Nossos cadeirantes continuam com dificuldade de acesso nos cinemas, eles estão sempre no final de filas enormes, sendo os últimos a terem acesso às salas. Os hospitais e clínicas também não estão cumprindo essa prioridade. Se tem gestantes e idosos para serem atendidos, devem ser atendidos, cada um por vez, com prioridade em relação ao restante da população”, denunciou a vereadora.

Segundo Helena Holanda, três cidadãos, incluídos na lei das prioridades, a abordaram para reclamar que chegaram às 14h para uma consulta e só foram atendidos às 19h. “Estou exigindo que a lei das prioridades seja cumprida, não dá para fazermos leis que não serão cumpridas. Onde está a prioridade dessa pessoa que chegou para ser atendida às 14h e só foi atendida às 19 horas?”, questionou a vereadora.

A parlamentar ainda ressaltou que não estava se referindo a nenhum hospital ou clínica específicos, já que a lei das prioridades não está sendo cumprida em toda cidade, em todas as esferas de Poder (Federal, Estadual e Municipal). Ela anunciou que vai recorrer ao Ministério Público (MP) sobre a questão.

Em aparte, o vereador Marcos Henriques (PT) corroborou com o pronunciamento da vereadora, enfatizando a necessidade da acessibilidade ser tratada com respeito em todas as esferas de governo.

Secom CMJP