Parlamentar parabeniza atletas paraibanos por desempenho nos jogos Parapan-Americanos de Lima

O vereador Tibério Limeira (PSB) comemorou o desempenho do Brasil e, principalmente, da Paraíba nos últimos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, que aconteceram durante o mês de agosto. O Brasil conquistou 308 medalhas no campeonato, sendo 11 delas conquistadas por atletas paraibanos. O parlamentar foi o segundo a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (5).

“Além do Brasil ter sido campeão do quadro de medalhas, tivemos uma representação significativa da Paraíba dentro da delegação brasileira. Conquistamos nove medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze. O Brasil, mesmo com todas as dificuldades, avança, passando potências mundiais como os Estados Unidos e a China, que têm estrutura esportiva muito melhor do que a nossa”, salientou.

O parlamentar citou os atletas paraibanos medalhistas da competição e destacou a importância do desenvolvimento de políticas públicas de paradesporto. Ele lembrou ações que desenvolveu na área enquanto Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, no período de 2012 a 2016.

“Nós mais que quintuplicamos o orçamento destinado ao paraesporto, passamos de R$ 30 mil para R$ 150 mil, e ainda foi pouco. Fortalecemos programas como os Jogos Paraescolares e o Paraíba Paralímpica, que ampliamos de duas para 13 cidades no Estado. O Paraíba Paralímpica leva escolinhas de várias modalidades esportivas para as cidades. É importante que a gente destaque, pois ele é a raiz do paradesporto na Paraíba. Não se formam atletas com esse desempenho no Parapan ‘do nada’, são escolinhas que existem desde 2011 e foram fortalecidas durante nossa passagem pelo Governo”, enfatizou.

Tibério Limeira reafirmou o compromisso com o paradesporto na Paraíba. “Quero falar da minha felicidade e emoção, e fazer uma homenagem a esses atletas e essas atletas, que fizeram bonito no Parapan. Deixo minha constante admiração a essas pessoas que, além dos desafios no esporte, vencem os desafios do cotidiano. Precisamos dar visibilidade àqueles que tanto orgulham o Estado. Nosso mandato reafirma o compromisso com a pauta e com a tentativa de aumentar o orçamento para a área, seja no município ou no Estado”, comprometeu-se.

O parlamentar ainda destacou a atuação da vereadora Helena Holanda (PP). “Ela tem participação fundamental na evolução das políticas para pessoas com deficiência e no paradesporto”, parabenizou, citanto o Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, uma ONG que oferece serviços clínicos, educacionais, desportivos e artísticos, com a missão de atender pessoas com deficiência, na terceira idade e sequelados de acidentes.

Helena Holanda confessou que assistia aos jogos da competição à noite e destacou a importância da de garantir visibilidade aos atletas. “Essas pessoas são muito pouco comentadas e não reconhecidas. Fico maravilhada com as histórias de superação. A Paraíba está no pódio mais alto, quando comparado a outros anos”, ressaltou a parlamentar, solicitando a volta dos Jogos Abertos para Pessoas Especiais (Jape), para incentivar a descoberta de novos talentos paraibanos.

Atletas que trouxeram medalhas para a Paraíba na competição: Petrúcio Ferreira (atletismo – 100m e 400m rasos; revezamento 4 x 100); Ariosvaldo Fernandes (atletismo – corrida com cadeira de rodas); Cícero Valdiran (atletismo – lançamento de dardos); Luan Lacerda e Matheus Costa (futebol de 5); Silvana Cardoso (taekwondo); Émerson Silva e José Roberto (goalball); Agtônio Dantas (vôlei sentado); Maria Luzineide (halterofilismo); Ailton de Andrade (halterofilismo).

Secom-cmjp