Partidos da base do governo foram os que mais cresceram nas eleições 2020

A cada eleição o mapa político do estado vai sendo redesenhado, fortalecendo algumas lideranças e enfraquecendo outras. Após o pleito de 2020, restante apenas o segundo turno em João Pessoa, este mapa mostra que os partidos que fazem parte da base aliada do governo do Estado, foram os que mais cresceram, levando em conta o número de prefeitos eleitos. O próprio partido do governador foi o que mais cresceu, saindo de zero prefeitos eleitos em 2016 para 40 nas eleições deste ano.

 

Alias, o desempenho do Cidadania no Estado deve ter enchido os olhos da direção nacional da sigla, já que em todo país foram eleitos 139 prefeitos do partido, destes 40 só na Paraíba.

 

Depois do Cidadania, o partido que mais cresceu em relação ao pleito passado, foi o PP, partido do candidato Cícero Lucena, que enfrenta o candidato Nilvan Ferreira, no segundo turno em João Pessoa e que tem o apoio do governador João Azevêdo. Em caso de êxito, é improvável que o PP não incorpore a base aliada. O Progressistas saíram de 6 para 21 prefeitos eleitos.

 

O Republicanos, sob o comando do deputado federal Hugo Motta e do prefeito eleito de Patos, pularam de 2 em 2016 para 17 gestores eleitos em 2020; o DEM comandado por Efraim Morais saiu de 17 para 25; o PL de Wellington Roberto foi de 13 para 22; o PDT de Damião Feliciano e da vice-governador Lígia Feliciano de 9 para 15; o Avante agora sob o comando do presidente da Assembleia Adriano Galdino saltou de 2 prefeitos eleitos em 2016 para 6 na eleição deste ano e o Podemos comandado por aliados do senador Veneziano Vital, de 1 para 5.

 

Os partidos conservadores, a exemplo do PSL que saiu gigante da eleição de 2018, tendo neste pleito o maior fundo eleitoral, tinha 3 prefeitos e agora não fez nenhum. O Patriotas também não elegeu nenhum prefeito. O PV comandado pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, segue com zero prefeitos eleitos. O PSB desidratou depois do rompimento com o governador João Azevêdo, saindo de 53 prefeitos para apenas 4. Ainda no campo das oposições, O PSDB tinha 36 prefeitos e agora tem 27, e mesmo com a queda é o segundo partido com mais gestores no Estado. O MDB também caiu muito, saindo de 31 para 10.