Patrulha Maria da Penha atende 193 mulheres em um mês de funcionamento

Em apenas um mês de funcionamento, o serviço da Patrulha Maria da Penha da Paraíba (PMP-PB) do governo da Paraíba atendeu a 193 mulheres, desse total, 25 permanecem com proteção integral.

A equipe multidisciplinar já realizou 374 atividades, entre visitas, triagens, atendimento social, jurídico e acionamentos de plantão da equipe técnica. No total, 79 rotas indicadas pelas mulheres como áreas de risco são monitoradas sistematicamente. Até agora, dois homens foram presos em flagrante por descumprimento de medida protetiva.

A equipe da PMP realiza um trabalho ostensivo preventivo para acompanhar mulheres em situação de violência doméstica e familiar e de monitoramento do cumprimento das medidas protetivas de urgência e medidas judiciais contra os agressores.

Funciona com caracterizadas e unidade móvel (Ônibus Lilás) para ações preventivas. O campo de atuação é em 27 cidades da Paraíba, incluindo a Região Metropolitana de João Pessoa, de segunda a segunda-feira, em regime de plantão.

“Neste curto período de trabalho, considero que os números já revelam a importância do monitoramento e de proteção a 25 mulheres, além de duas prisões efetuadas. Também fizemos articulações com os serviços que compõem a rede de enfrentamento à violência contra mulheres, incluindo o próprio público interno da Polícia Militar, para garantir a efetividade na segurança das mulheres protegidas”, explica a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, que está na execução do PMP.

A coordenadora-geral da PMP, Mônica Brandão, avalia que as ações preventivas contribuem diretamente para que as mulheres venham a romper o ciclo da violência doméstica e familiar.

“Como a violência doméstica é um fenômeno e atinge todas as mulheres, acreditamos que o serviço permanente ajuda as mulheres a quebrarem o ciclo de violência que pode levar a morte”, alerta Mônica Brandão.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Compartilhe:

No Banner to display


Deixe o seu comentário