PB Rural Sustentável: ‘4º Ciclo de Seminário’ é instalado em Catolé do Rocha

O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e do Projeto Cooperar, instala nesta quinta-feira (5), das 8h às 12h, no auditório do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Catolé do Rocha, o ‘4º Ciclo do Seminário de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável’. Nesta quarta-feira (4), o evento foi realizado na cidade de Sousa, no auditório do Campus da UFCG – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais.

O seminário foi aberto às 8h pelo secretário Luiz Couto, da Agricultura Familiar, que representou o governador João Azevêdo (PSB), e pelo coordenador-geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, além do deputado estadual Jeová Campos (PSB) e dos prefeitos Paulo César Ferreira, da cidade de Santa Cruz, e Salvan Mendes Pedrosa, de Nazarezinho.

Participaram do seminário em Sousa cerca de 150 representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); de Organizações de Produtores Rurais (associações e cooperativas); de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) e agentes dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios envolvidos: Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Vieirópolis, Aparecida, Cajazeirinhas, Lagoa, Pombal, São Bentinho e São Domingos.

O secretário Luiz Couto disse, durante a abertura do evento, que a tônica do governador João Azevêdo é abastecer com água de qualidade e em quantidade a zona rural do estado da Paraíba, tanto para o consumo humano, quanto para a produção agrícola e pecuária. “Tudo isso para proporcionar ao homem do campo melhorias na qualidade de vida para suas famílias”, afirmou.

Por sua vez, o coordenador-geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, após fazer uma exposição acerca das atividades a serem desenvolvidas pelo PB Rural Sustentável, lembrou que o governo do estado travou uma luta grande para conseguir o empréstimo junto ao Bird e, assim, beneficiar as famílias agricultoras.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, Jeová Campos, ressaltou que o PB Rural é o novo espaço para reconstruir e salvar a vida do homem do campo. Ele disse estar entusiasmado e que essa era a sensação que gostaria de passar.

“Estou animado com o novo caminho que o Cooperar está seguindo para dar soluções aos problemas trazidos pela seca”, argumentou Jeová. O prefeito de Santa Cruz, Paulo César, agradeceu a iniciativa do governo estadual “por trazer para nossa região os benefícios que são almejados pelos agricultores familiar do Alto Sertão paraibano”, frisou Paulo César, que representou os 14 prefeitos envolvidos.

Em Catolé do Rocha, os municípios participantes serão os seguintes: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José do Brejo do Cruz e Paulista. Princesa

Os Ciclos do Seminários do PB Rural continuam na próxima semana pelo município de Itaporanga, dia 10; Patos, 11; seguindo por Princesa Isabel, 12; Soledade, 17; Sumé, 18; Campina Grande, 19;  Cuité, 24; Bananeiras, 25; e Itabaiana, 26.

Diário da Paraíba com Secom-PB